Apreciem o ápice da ciência:
Calculando Pi Jogando Salsichas Congeladas
Escolha um item de comida para jogar. Há algumas
qualificações. Primeiro, deve ser longo, fino e reto, como uma salsicha
congelada, por exemplo. Segundo, deve ser um item razoavelmente duro.
Terceiro, deve ter cerca de 15~20cm de comprimento; o experimento pode
ser feito de outra forma, mas continue lendo e você verá que este
tamanho é o melhor possível. Há vários outros itens que se encaixam nesse
critério, incluindo aipo e churros (se você simplesmente não consegue
jogar comida boa, então veja a seção de Dicas para algumas ideias
adicionais).
Escolha um local para jogar a sua culinária matemática. Você provavelmente irá precisar de cerca de 180~300cm à sua frente, já que você vai jogar as coisas para frente
Limpe a área. O local no qual você vai fazer o
experimento deve estar limpo de objetos que o seu item alimentar possa
esbarrar. Então, se você estiver jogando o item na cozinha, considere
levar a mesa para outro cômodo ou pelo menos jogar o item de forma que ele não bata na mesa durante seu vôo.
Meça a largura do seu projétil. Uma fita métrica deve
ser suficiente. Seja o mais preciso que puder, até mesmo meça em
milímetros, para os melhores resultados. Já que o comprimento é um
fator, é melhor escolher itens que tenham todos o mesmo tamanho. Se você
escolheu algo que não é naturalmente uniforme, como aipo, corte eles
igualmente antes de realizar o experimento.
Coloque fita adesiva colorida no chão com a distância do comprimento do seu objeto.
As tiras devem estar perpendiculares à direção que você estará jogando.
Se seu item tem 15~45cm de comprimento, coloque de 6 a 10 tiras;
coloque menos se o objeto for mais longo e mais se o objeto for menor.
Num pedaço de papel, faça uma coluna para "Jogadas" e outra coluna para "Cruzamentos".
A coluna de "Jogadas" é onde você tomará nota de quantas vezes você
jogou o seu item de comida. A coluna "Cruzamentos" é onde você tomará
nota de quantas vezes seu item caiu em uma das linhas (note que cair não
é o mesmo que quicar).
Posicione-se e JOGUE SUA COMIDA! Jogue apenas um item
por vez. Assim que ele tiver parado, observe se ele está ou não
cruzando uma das linhas. Se estiver, coloque uma marca na coluna
"Cruzamentos" e uma outra marca na coluna "Jogadas". Se não estiver,
apenas marque a coluna "Jogadas". Quando tiverem acabado suas salsichas,
você pode apanhá-las do chão e utilizá-las novamente, certificando-se
de jogá-las da mesma posição. Repita esta operação quantas vezes quiser.
Você deve ver alguns resultados interessantes em torno de 100 a 200
jogadas (não demora tanto quanto parece).
Quando você tiver terminado, divida o número de cruzamentos por 2 e divida o número de jogadas pelo resultado.
Por exemplo, se você jogou 300 vezes e a salsicha cruzou 191 vezes,
você calcularia 300/(191/2). E, para sua surpresa, você terá um número
aproximado a pi!
Dicas
Calculando Pi Jogando Salsichas Congeladas
Escolha um item de comida para jogar. Há algumas
qualificações. Primeiro, deve ser longo, fino e reto, como uma salsicha
congelada, por exemplo. Segundo, deve ser um item razoavelmente duro.
Terceiro, deve ter cerca de 15~20cm de comprimento; o experimento pode
ser feito de outra forma, mas continue lendo e você verá que este
tamanho é o melhor possível. Há vários outros itens que se encaixam nesse
critério, incluindo aipo e churros (se você simplesmente não consegue
jogar comida boa, então veja a seção de Dicas para algumas ideias
adicionais).
Escolha um local para jogar a sua culinária matemática. Você provavelmente irá precisar de cerca de 180~300cm à sua frente, já que você vai jogar as coisas para frente
Limpe a área. O local no qual você vai fazer o
experimento deve estar limpo de objetos que o seu item alimentar possa
esbarrar. Então, se você estiver jogando o item na cozinha, considere
levar a mesa para outro cômodo ou pelo menos jogar o item de forma que ele não bata na mesa durante seu vôo.
Meça a largura do seu projétil. Uma fita métrica deve
ser suficiente. Seja o mais preciso que puder, até mesmo meça em
milímetros, para os melhores resultados. Já que o comprimento é um
fator, é melhor escolher itens que tenham todos o mesmo tamanho. Se você
escolheu algo que não é naturalmente uniforme, como aipo, corte eles
igualmente antes de realizar o experimento.
Coloque fita adesiva colorida no chão com a distância do comprimento do seu objeto.
As tiras devem estar perpendiculares à direção que você estará jogando.
Se seu item tem 15~45cm de comprimento, coloque de 6 a 10 tiras;
coloque menos se o objeto for mais longo e mais se o objeto for menor.
Num pedaço de papel, faça uma coluna para "Jogadas" e outra coluna para "Cruzamentos".
A coluna de "Jogadas" é onde você tomará nota de quantas vezes você
jogou o seu item de comida. A coluna "Cruzamentos" é onde você tomará
nota de quantas vezes seu item caiu em uma das linhas (note que cair não
é o mesmo que quicar).
Posicione-se e JOGUE SUA COMIDA! Jogue apenas um item
por vez. Assim que ele tiver parado, observe se ele está ou não
cruzando uma das linhas. Se estiver, coloque uma marca na coluna
"Cruzamentos" e uma outra marca na coluna "Jogadas". Se não estiver,
apenas marque a coluna "Jogadas". Quando tiverem acabado suas salsichas,
você pode apanhá-las do chão e utilizá-las novamente, certificando-se
de jogá-las da mesma posição. Repita esta operação quantas vezes quiser.
Você deve ver alguns resultados interessantes em torno de 100 a 200
jogadas (não demora tanto quanto parece).
Quando você tiver terminado, divida o número de cruzamentos por 2 e divida o número de jogadas pelo resultado.
Por exemplo, se você jogou 300 vezes e a salsicha cruzou 191 vezes,
você calcularia 300/(191/2). E, para sua surpresa, você terá um número
aproximado a pi!
Dicas
- Se espaço é um problema, considere apenas desenhar linhas em um
pedaço de papel e soltar palitos de dentes no papel a cerca de 90cm de
distância dele. Isso definitivamente não é tão divertido quanto jogar
comida pela sala, mas funciona.
- Este tipo de abordagem (essencialmente, usando números aleatórios
para experimentalmente resolver um problema) também é conhecida como
Simulação de Monte Carlo.
- Quanto mais, melhor! Se você jogar dois ou três alimentos juntos,
você terá uma aproximação mais rapidamente, porque poderá ter mais
jogadas num curto período de tempo.
- Para aqueles que tem problemas em jogar comida boa, considere jogar
palitos, toquinhos ou lápis. Na verdade, qualquer item serve, contanto
que seja longo, fino, reto, rígido e duro. Quanto mais fino, melhor.
- Uma estimativa rápida de pi é 22/7; uma estimativa muito melhor é
355/113 (note o memorável padrão dos dígitos); Ou, você pode
simplesmente apertar a tecla "pi" em uma calculadora.
- Para os matematicamente inclinados, este experimento é real!
- Se espaço é um problema, considere apenas desenhar linhas em um pedaço de papel e soltar palitos de dentes no papel a cerca de 90cm de distância dele. Isso definitivamente não é tão divertido quanto jogar comida pela sala, mas funciona.
- Este tipo de abordagem (essencialmente, usando números aleatórios para experimentalmente resolver um problema) também é conhecida como Simulação de Monte Carlo.
- Quanto mais, melhor! Se você jogar dois ou três alimentos juntos, você terá uma aproximação mais rapidamente, porque poderá ter mais jogadas num curto período de tempo.
- Para aqueles que tem problemas em jogar comida boa, considere jogar palitos, toquinhos ou lápis. Na verdade, qualquer item serve, contanto que seja longo, fino, reto, rígido e duro. Quanto mais fino, melhor.
- Uma estimativa rápida de pi é 22/7; uma estimativa muito melhor é 355/113 (note o memorável padrão dos dígitos); Ou, você pode simplesmente apertar a tecla "pi" em uma calculadora.
- Para os matematicamente inclinados, este experimento é real!
Avisos
- Embora não haja comida mais divertida que salsichas, os matemáticos
notaram que uma maior precisão pode ser alcançada usando linhas mais
finas de fita adesiva e comidas mais finas. Tente macarrão cru, por
exemplo, para uma excelente precisão.
- Acertar alguém no olho com uma salsicha, especialmente se ela
estiver congelada, mesmo que muito engraçado, não é geralmente uma boa
ideia.
- Lembre-se que isso é um experimento, então a ideia não é TENTAR
jogar a comida nas linhas. Apenas jogue a comida aleatoriamente na
direção das linhas. Ela ainda deve cair nelas, mas não azare o
experimento encorajando seu jantar a cair na fita adesiva.
- Resista à tentação de usar bananas. Elas não são redondas e também
não duram mais de 50 jogadas antes de fazer uma grande bagunça. Verdade.
- Se você tiver um animal (por exemplo, um cão ou gato), ele pode
ficar inclinado a comer as salsichas e assim arruinar seu experimento.
Tente colocar seu animal do lado de fora (ou em outro cômodo se ele
tiver que ficar dentro da casa) para este experimento.
- Embora não haja comida mais divertida que salsichas, os matemáticos notaram que uma maior precisão pode ser alcançada usando linhas mais finas de fita adesiva e comidas mais finas. Tente macarrão cru, por exemplo, para uma excelente precisão.
- Acertar alguém no olho com uma salsicha, especialmente se ela estiver congelada, mesmo que muito engraçado, não é geralmente uma boa ideia.
- Lembre-se que isso é um experimento, então a ideia não é TENTAR jogar a comida nas linhas. Apenas jogue a comida aleatoriamente na direção das linhas. Ela ainda deve cair nelas, mas não azare o experimento encorajando seu jantar a cair na fita adesiva.
- Resista à tentação de usar bananas. Elas não são redondas e também não duram mais de 50 jogadas antes de fazer uma grande bagunça. Verdade.
- Se você tiver um animal (por exemplo, um cão ou gato), ele pode ficar inclinado a comer as salsichas e assim arruinar seu experimento. Tente colocar seu animal do lado de fora (ou em outro cômodo se ele tiver que ficar dentro da casa) para este experimento.
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