quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Como fazer fogo usando gelo

Eu já tinha visto isso nos Mythbusters, mas foi há anos. Agora o PERAI traz pra vocês, sem exclusividade, um vídeo ensinando a fazer fogo a partir do gelo!

Vídeo enviado pela Stef:



Algumas considerações pra quem não entende nada de inglês:

- Procure por gelo transparente. É meio óbvio, se você pensar um pouco. Gelo branco não vai funcionar.
- Segundo o cara do vídeo, um dos lados deve ficar chato, reto, e o outro deve ser convexo.
- Você vai polir e moldar a lente usando o calor das mãos mesmo. Questão de sobrevivência, 'tá achando o quê.
- Deixe a lente apoiada sobre alguma coisa pra que ela focalize a luz solar num único ponto. Se você ficar segurando ela, invariavelmente vai começar a tremer e o ponto de luz vai ficar se movendo, desse jeito não vai esquentar o suficiente pra pegar fogo nunca. Além do mais, seus dedos começariam a congelar e isso não seria legal.

"Mas Júlia, você não viu que é fake? A hora em que pegou fogo, a chama subiu muito alto e rápido, eu já mexi com fogueiras e sei que o fogo não se alastra assim tendo só folhas secas como comburente!"
Não é fake. O fogo reagiu daquele jeito porque o cara do vídeo colocou um pouco de pólvora negra entre as folhas secas, pra dar efeito. Sem a pólvora também funciona, só que demora muito mais, e você tem que saber cuidar do fogo pra que ele não se extingua com o vento logo no começo.



Por hoje é isso, mamíferos. Mandem seus tutoriais também, pode ser de qualquer coisa [como assobiar, como dançar tango, como fazer macumba, etc], inútil ou não, e ele muito provavelmente será postado aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário