sábado, 19 de fevereiro de 2011

Como salvar um celular molhado

Copiado de um pdf random que encontrei aqui. Não testei [e nem pretendo], mas se alguém tiver o azar de precisar, aí estão as instruções:

_

Seu celular já caiu em alguma poça d’água? No mar? No vaso sanitário?  Você levou um "tchibum" na piscina com roupa e tudo?
Na maioria das vezes não tem jeito, a solução é comprar um celular novo, mas se você for rápido seguir nossas dicas e fizer tudo certinho terá boas chances de salvar seu celular.

Siga os passos seguintes:
1. Tire-o da água o mais rápido possível. O plástico que cobre o celular é bastante grosso, mas a água pode entrar de muitas formas. Tente tirar o celular em menos de 10 segundos.

2. Tire a bateria. Esse é um dos passos mais importantes. Não perca tempo pensando! A eletricidade e a água não combinam. Desligar todas as formas de energia será crucial para salvá-lo. Muitos circuitos internos sobreviverão à imersão da água.

3. Retire seu cartão SIM (chip). Alguns dos seus valiosos contatos e outros dados poderíam estar guardados em seu SIM. Para algumas pessoas isso poderia ser mais valioso que o próprio celular. Os cartões SIM sobrevivem bem à água. Simplesmente seque e deixe de lado até que precise usá-lo de novo.

4. Caso o aparelho tenha caído no mar ou na privada lave-o em água corrente. Urina e água salgada irão corroer seu aparelho em minutos se você não fizer essa limpeza com água limpa.

5. Seque seu telefone. Obviamente você precisa tirar o maior número de água possível o mais rápido que puder. Use uma toalha de papel para secar o máximo que conseguir. Não assopre nem use secador de cabelos. Resista à sua curiosidade e não coloque a bateria para ver se funciona, isso poderá gerar um curto circuito e destruir seu telefone.

6. Embrulhe seu aparelho em uma folha de toalha de papel e coloque em um recipiente (um vidro de maionese serve) e cubra com arroz cru. O arroz "suga" toda a umidade. (lembra-se do truque de colocar arroz no saleiro?)

7. Deixe o celular quieto no pote por 2 ou 3 dias.

8. Pronto! Recoloque o chip e a bateria. Se você seguiu fielmente os passos acima, seu celular sobreviverá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário