quarta-feira, 25 de abril de 2012

Como fingir que sabe degustar vinho

Um guia rápido e útil escrito pela dona do blog Viajar na França:



Se durante uma viagem você se encontrar numa situação de degustação em público, a vantagem é que é muito fácil fingir que você entende do assunto. De todas as pessoas na mesa o garçon achou que logo você tinha cara de entendido de vinho? Não se desespere. Eis o que fazer:

1. Dê uma rodadinha e uma cheiradinha. No vinho, eu disse no vinho!

2. Bocheche. Lembra do Bond Boca do Cepacol? Bem por aí.

3. Decida se engole ou cospe. (sem piadas, não vou entrar nesse mérito, esse tipo de decisão é muito pessoal.) Em restaurante geralmente se engole, em cave de degustação geralmente se cospe no barril próprio pra isso.

4. Se decidiu engolir, faça barulho como se estivesse sugando um canudinho, só que sem canudo. Aproveite pra zoar, não é falta de educação.

5. Diga: C’est très bien. Vous pouvez servir.

Pronto. Você acabou de aprovar o vinho que vai ser servido, fácil assim. Garanto que ninguém percebeu que você não entende nada do assunto.

Agora, se o vinho for ruim e o pessoal reclamar das suas competências enológicas, diga que o paladar deles não é sofisticado o suficiente para apreciar a qualidade de um vinho francês que apresenta (escolha ao acaso) nota [floral/de frutas/de 10 reais], retrogosto de [caviar/baunilha de Madagascar/sabão de coco], ou aroma de [frutas vermelhas/cogumelos do bosque/Pinho Sol]. Conclua dizendo que da próxima vez, pra agradar mais, vai pedir vinho Canção. Trá!


[Prestigie o texto na íntegra aqui]

Nenhum comentário:

Postar um comentário