quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Nomenclaturologia da USAF

As aeronaves das forças armadas dos EUA recebem todas designações específicas determinadas pelo Departamento de Defesa, um sistema conhecido como "MDS designations" (MDS - Mission Design Series), que identifica o tipo e o propósito da aeronave. Este sistema de designação conjunto foi introduzido pelo Departamento de Defesa em 1962, substituindo os sistemas independentes que a Marinha, Fuzileiros e Exército dos EUA usavam. Este artigo vai explicar o que estas designações significam e como as ler.




Entenda o que o sistema MDS quer dizer sobre o veículo. O sistema consiste de seis elementos diferentes que identificam:

- O tipo de aeronave.
- A missão básica da aeronave.
- A missão modificada da aeronave.
- O número do modelo.
- A letra da série.
- O prefixo de condição (status).

Familiarize-se com a formatação. A ordem na qual esta designação é apresentada na verdade é (6)(3)(2)(1) - (4)(5).


Leia do hífen para a esquerda. Depois, leia do hífen para a direita.


Verifique o tipo e aeronave. Se for qualquer coisa diferente de um aeroplano, você vai ver um dos seguintes símbolos imediatamente a esquerda do hífen. Senão, vá para o próximo passo.

D - Segmento de Controle de UAV (Unmanned Aerial Vehicle - veículo aéreo remoto); estes não são os reais UAV, mas a aeronave tripulada que os controla.
G - Glider (planador); inclui planadores motorizados usados para vôo sem propulsão. Asa fixa, usa correntes de ar para sustentação, pode ter um motor.
H - Helicóptero (qualquer aeronave com sustentação primária a hélice)
Q - UAV (Unmanned Aerial Vehicle - veículo aéreo não-tripulado - ou remoto)
S - Spaceplane ("espaçoplano" - pode operar tanto dentro quanto fora da atmosfera; veja nas Dicas abaixo)
V - VTOL/STOL (Vertical Take-Off/Landing ou Short-distance Take-Off/Landing) - aeronaves que decolam sem pista ou com pista extremamente curta, como os caças Harrier britânicos.
Z - Lighter than air (balões atmosféricos, dirigíveis, balões espiões)



Determine a missão básica. A letra imediatamente à esquerda do traço (quando uma designação de tipo não está presente) indica o propósito básico das missões desta aeronave. Ocasionalmente, a designação de missão básica é suprimida se o tipo e a missão modificada (no próximo passo) estiverem presentes (ex: MQ-9A).

A - Ground Attack; ataque terrestre
B - Bomber; bombardeiro
C - Transport(cargo) - transporte de cargas
E - Special Electronic Installation (com a adição de equipamento eletrônico extensivo)
F - Fighter (caça para combate ar-ar)
K - Tanker; avião tanque para reabastecimento
L - Laser-equipped (armamento laser contra alvos no ar e em terra; nova designação)
O - Observation (observação de inimigos ou potenciais posições inimigas)
P - Maritime Patrol; patrulha marítima.
R - Reconnaissance (reconhecimento aéreo de forças inimigas, território e instalações)
S - Anti-Submarine (procura, localização e ataque de submarinos inimigos; veja nas Dicas abaixo)
T - Trainer; aeronave de treinamento
U - Utility; aeronave de suporte básico. Utilitário.
X - Special Research; "protótipo" (para programas experimentais ou de desenvolvimento, sem nenhuma missão operacional possível ou pretendida).



Descubra qual a missão modificada.

A letra à esquerda da missão básica designada indica que uma aeronave particular foi modificada para ser otimizada para uma missão diferente de seu propósito original. Deve haver apenas uma letra para a designação de missão modificada, mas existem algumas exceções (ex: EKA-3B). Estes símbolos são similares aos de missão básica, mas têm alguns descritores extras;

A - Ataque terrestre
C - Transporte de Carga
D - Detecção de drones (modificado para controlar veículos aéreos não tripulados como drones).
E - Instalação Eletrônica Especial (adição de extensivo equipamento eletrônico)
F - Caça (combate aéreo)
K - Tanque (carrega e transfere combustível de aviação durante o vôo para outras aeronaves)
L - Operações em Climas Frios (ambientes ártico ou antártico)
M - Multi-missão (categoria genérica)
O - Observação (observação de posições inimigas potenciais)
P - Patrulha marítima
Q - UAV ou Drone (UAV - Unmanned Aerial Vehicle - Veículo Aéreo Não-tripulado)
R - Reconhecimento (reconhecimento aéreo de forças inimigas, território e instalações)
S - Anti-submarino (busca, localização e ataque de submarinos inimigos)
T - Treinamento
U - Utilitário (aeronave de suporte básico)
V - Transporte VIP ou Presidencial (acomodações confortáveis)
W - Reconhecimento de clima (monitoramento de clima e coleta de amostras de ar)



Veja se há um prefixo de condição. Se este símbolo estiver presente, ele vai estar à esquerda, sendo necessário apenas se uma aeronave não estiver em serviço operacional normal.

C - Cativo. Foguetes e mísseis incapazes de serem disparados.
D - Dummy. "Falso"; mísseis e foguetes não funcionais, normalmente para treinamento terrestre.
G - Permanentemente aterrado. Normalmente usado para o treinamento de tripulação de terra e suporte. Raro.
J - Testes especiais, temporário. Aeronave com equipamento temporário instalado para testes.
N - Testes especiais, permanente. Aeronave com equipamento instalado para testes, que não pode ser revertida para a configuração original.
X - Experimental. Aeronave ainda não finalizada ou aprovada para uso em serviço.
Y - Protótipo. Todos os protótipos de aeronaves que irão entrar em produção.
Z - Fase de Planejamento. No estágio de planejamento/pré-desenvolvimento. Não é usado para aeronaves reais.



Veja pelo número do modelo a direita do hífen.

O primeiro número depois do hífen é a designação da aeronave. Esta regra, apesar de frequentemente violada, é que aeronaves normais devem receber uma série numérica de acordo com sua missão básica. Os exemplos mais simples são encontrados na classe F (Fighter - Caça): F-14, F-15 depois o F-16 e em diante. Mas existem exceções. Por exemplo, o X-35, que era um aeroplano experimental, foi redesignado como F-35 depois que começou a ser capaz de combate ar-ar, mesmo o próximo número na sequência de caças sendo o F-24.



Revise as letras de série. Uma letra como sufixo representa variações do modelo básico, com o primeiro modelo começando com A e as letras subsequentes de série seguindo a ordem alfabética (pulando o I e o O para evitar confusão com números). Assim como os outros símbolos, existem exceções para sufixos especiais (como para designar um cliente específico, como o "N" do F-16N, projetado para a marinha - Navy).


Veja os elementos adicionais. Existem três símbolos que podem ser encontrados e são opcionais. Ex: F-15E-51-MC Eagle, EA-6B-40-GR Prowler

-Nome popular designado: "Eagle" e "Prowler" nos exemplos.

-Número de bloco. Distingue entre variações menores de uma aeronave específica. "51" e "40" nos exemplos acima. Algumas vezes, o hífen antes do número de bloco é substituído pela palavra "block" (ex. B-2A Block 30).

-Código de letra do fabricante, indica a instalação que o fabricou (veja nas Fontes e Citações para encontrar uma lista de abreviações).



- Alguma confusão pode surgir porque tanto o tipo quanto a missão básica podem ter o "S" como símbolo. A designação "S" para espaçoplano foi usada somente uma vez, no SR-71, como um modelo de reconhecimento de espaçoplano. As duas únicas designações S para antisubmarino são o S-2 e o S-3. No caso particular do SR-71, o designador S foi usado como indicador de missão MODIFICADA.

- A maioria dos símbolos têm uma letra em sua descrição original em inglês para facilitar sua memorização (A - ground Attack ; P - maritime Patrol).







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