quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Como ver o ar

Eu estou desde novembro do ano passado enrolando pra postar isso aqui, mas agora vai.

Quase um ano atrás, um redditor postou esse vídeo que mudou completamente minha visão da realidade. O ar é feito de gases e gases são fluídos, e todo tipo de movimento louco que a gente pode ver a água fazendo, o ar também faz, o tempo todo, em todo lugar, e a gente é cego à isso.



 Eu fiquei com isso na cabeça e comecei a reparar muito mais nos movimentos do ar e da água, tendo em mente que eles estão lá, só não estamos vendo. O ar em volta do computador está se debatendo e subindo e fazendo turbilhões zoados e não é só por causa do cooler ligado, é por causa do calor mudando a densidade do ar em volta dele.

Sabe quando falam que durante a meditação você tem que imaginar o ar saindo na expiração como se fosse uma fumaça? O plot twist é que não é só imaginação, o ar realmente está saindo dos pulmões como se fosse uma fumaça. Ele está mais quente, se movendo mais rápido, e composto de gases numa proporção diferente à do ambiente externo, como uma gota de tinta caindo na água e se espalhando com linhas e voltas, e não se diluindo instantaneamente. Quem já passou horas olhando fumaça de incenso tem uma boa idéia desses movimentos que a fumaça faz antes de desaparecer. Esse tipo de movimento está lá de uma forma ou outra, mas só vemos quando a fumaça torna visível.

Esse vídeo explica melhor o funcionamento do set pra ver os movimentos do ar, conhecido como Fotografia Schlieren:



Em casos extremos, a compressão do ar pode ser tão forte e violenta que distorce a luz o suficiente pra que vejamos a olho nu. Cortesia de /r/shockwaveporn:


A onda de choque forma uma bolha de ar em expansão em volta do tanque

Esse é ainda melhor, mas a merda do blogger não embbeda .webm, então vocês vão ter que clicar aqui pra ver.

Esse também é bem visível. Allahu Akbar motherfuckers.

Lembrando que apesar de serem feitas da mesma coisa que o som, ondas de choque viajam em velocidade super-sônica, então a onda de choque vai chegar quebrando sua janela e fodendo seus ouvidos antes mesmo que você possa ouvir o som da explosão em si. Então se você tiver tempo de reagir, em caso de explossões massivas, fique o mais longe possível de vidros e mantenha a boca aberta pra tentar aliviar a diferença de pressão dentro da sua cabeça quando a onda passar pelos seus ouvidos.

Em pequena escala, nossa visão limitada de meros humanos não consegue perceber os movimentos do ar, então dependemos do sistema mostrado nos primeiros vídeos pra simular um filtro a menos no nosso túnel de realidade. Voltando ao tutorial, caso não tenha ficado muito bem explicado no segundo vídeo, ou você só tenha um espelho, existe também um set alternativo em que a fonte de luz é colocada do lado da câmera e só um espelho côncavo na frente. O diagrama a seguir ilustra melhor:



 Esse vídeo também apresenta o modo de um único espelho:



Vocês podem também gostar da gambiarra do microscópio a laser [que eu jurava que já tinha postado aqui, mas não consegui achar, então parece que ainda não postei mesmo]. Vejam aqui o link do Manual do Mundo mesmo, já que meu vídeo disso ficou uma merda. Eu e a Estela fizemos isso usando duas xícaras, uma bacia, uma caixa de sucrilhos, um pote de goiabada, um conta-gotas, fita isolante e a parede da sala dos pais dela, mas o vídeo ficou muito escuro e não dá pra ver nada, se não eu postava aqui também. Qualquer dia eu faço um post decente sobre isso pra vocês.






Nenhum comentário:

Postar um comentário