domingo, 3 de abril de 2016

Personalizando ícones de pastas

Eu comecei a fazer isso nas pastas de anime faz um tempo e achei que ficou legal, então estou postando aqui pra quem tiver alguma dúvida sobre como é feito.

Primeiro você precisa escolher o ícone. Meu procedimento padrão é digitar "<nome_do_anime> folder icon" no google imagens e escolher uma que siga mais ou menos o padrão que eu escolho [tem vários estilos, pasta na horizontal, vertical, vertical aberta, com aba na direita, etc, eu acho que a mais fácil de encontrar e com mais opções é a pasta horizontal com o nome na aba à esquerda].

No print abaixo vocês podem ver que a imagem aparece com esse quadriculado no preview de imagem do google, isso significa que nesse caso ela é transparente em volta da imagem, enquanto em vários casos vai ficar um quadrado branco em volta da imagem, que pode ser feio se o seu fundo de pasta não for branco [apesar de que honestamente eu não faço idéia de como mudar a cor disso no windows].


Como elas geralmente vem em png, você vai precisar converter pro formato ico. Pra isso eu uso o icoconverter. Você não pode colar direto a url da imagem nele pra converter, então primeiro salve a imagem escolhida no passo anterior, depois abra o site que eu acabei de linkar, upe a imagem, selecione todas as opções e mande converter. Pode demorar um pouco.

A imagem gerada vai ser chamar favicon por padrão. Salve ela na mesma pasta que o anime, principalmente se estiver usando um hd externo. O que fica associado à pasta é o caminho da imagem e não a imagem em si, então se você mover alguma coisa ou mudar de nome é bom que ela esteja junto com os episódios pra você encontrar fácil e configurar de volta.



Agora, como mostrado na imagem abaixo, right click na pasta que quer personalizar > Propriedades > Personalizado > Ícones de Pasta > Alterar ícone > Procurar > encontre a pasta do anime e selecione o arquivo chamado favicon. Volte confirmando [abrir>ok>aplicar>ok] e pronto. Dê um f5 na pasta um nível acima se não aparecer de primeira.



 Pra deixar os ícones maiores, é só dar ctrl+scroll pra frente e ajustar como quiser.


"Mas Júlia, a pasta do Cowboy Bebop tem mais pixels na vertical do que as outras, ficou uma merda, pensei que você respeitasse o valor estético da padronização". Foda-se. Eu não sei usar photoshop e tenho que depender de imagens prontas que encontro no google. A pasta de seriados está mais fora de padrão ainda.

"Mas Júúúúlia, Avatar é feito por um estúdio coreano com áudio original em inglês, não deveria estar na pasta de animes". FODA-SE. Avatar > abismo > animes japoneses.

Fiquem à vontade pra me xingar de weeaboo nos comentários, eu já frequentei evento de anime demais pra fingir que é só um hobby saudável.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. hehe boa,mas prefiro fazer com filmes só q dae eu coloco eles como atalhos e mudo os ícones para o poster, assim inicia o filme automaticamente apenas ao visualiza o poster.

    ResponderExcluir