terça-feira, 27 de junho de 2017

Como remover os requests de push notification do Firefox



    Apesar da minha extensiva lista de filtros do adblock e extensões que além de eliminar todos os ads também bloqueiam anti-adblocks, cookies, cookie legal notifications, botões de share pra redes sociais, comentários normies do youtube e os mais novos emoticons padrão da moda que conseguem ser ainda mais desagradáveis que os emoticons padrão do msn, uma coisa ainda tem me incomodado muito desde a atualização da versão 44 do Firefox. Essa maldita desgraça aqui:


    Nas primeiras dezenas de vezes eu dei um alt+n pra negar, mas chega uma hora em que a gente não agüenta mais. Tolerar algo desagradável por preguiça de encontrar uma solução é algo que tem limites. Como dizia tio LaVey, não reclame do que você não é obrigado a se sujeitar. Então eu fui procurar nas opções do navegador como desativar essa afronta à minha paciência e não encontrei, o que me levou à página de suporte do Firefox que supostamente deveria ter a informação de como eliminar essas notificações malditas. Mas que inocência a minha pensar que uma comunidade global de bem-feitores opensource para um mundo melhor como a Mozilla estaria interessada em oferecer a melhor experiência aos usuários. Ao invés de oferecer informações de como eliminar o problema, eles só ofereceram informações sobre como criar uma dessas notificaçõezinhas escrotas pra colocar no seu próprio site e contribuir com uma internet mais irritante à todos. Então eu continuei procurando por fóruns até que encontrei a solução. Ecce:

1- Digite na barra de endereço "about:config"
2- HERE BE DRAGONS, but that's ok because the dragons are ourselves, clique em "aceito o risco" para prosseguir
3- Procure por "dom.webnotifications.enabled", ele vai estar setado como status=padrão/valor=true
4- Double click na linha pra mudar pra status=modificado/valor=false
5- Aprecie uma experiência de navegação limpa e agradável


Edit: eu esqueci de dizer isso quando criei o post, mas você também pode remover as notificações de "deseja permitir que esse site tenha acesso à sua localização?" usando o mesmo procedimento acima, mas com "geo.enabled" no lugar de "dom.webnotifications.enabled". O valor também deve ser mudado pra false. Agora as caixas de notificação não aparecerão mais e a resposta à elas será sempre automaticamente "não", o que obviamente vai fazer com que sites que você queira que saibam sua localização [why tho] não consigam identificar sua localização automaticamente e retornem uma mensagem de erro dizendo "location not working". Você pode reverter isso a qualquer momento sempre que quiser.



BONUS TUTORIAL:
Aproveitando pra comentar aqui que depois de uma década usando printscreen+mspaint like a fucking peasant eu tomei vergonha na cara e configurei um atalho no teclado pra summonar o clipping tool nativo do windows, o qual inclusive usei pra copiar e colar pra cá a imagem no começo do post. A receita mágica é a seguinte:
1- Procure "ferramenta de captura" na busca do menu iniciar, mas não dê enter ainda
2- Right click > Propriedades > Tecla de Atalho
3- Insira o atalho desejado [hora de dar um uso digno pr'aquele pobre F6 que você nunca usou na vida]
4- Aplicar/OK
5- Profit

A próxima vez que precisar tirar um print de um pedaço específico da tela, use o atalho que você colocou e nunca mais precise abrir o paint pra recortar pedaço print na vida.




 On a side note, gostaria de agradecer ao "Vinacios Marioooola", defensor das causas perdidas, por algumas semanas atrás ter surgido do nada e me lembrado que o PERAI ainda tem leitores e que eu tenho um compromisso com os mesmos e com toda a internet de continuar fornecendo tutoriais de qualidade ao longo dos próximos cinco séculos. Eu não seria eu sem a internet, de fato eu mal consigo ser eu direito fora da internet, e não é só de p2p que se retribui tudo o que a internet nos dá. Um salve a todos que compartilham informações verdadeiras, até mesmo as completamente inúteis. E pau no cu do Facebook.





2 comentários:

  1. Devido ao seu side note, resolvi sair do meu universo paralelo para manifestar um honesto e humilde agradecimento ao trabalho desenvolvido aqui no Perai.
    Sério, me identifico.
    Sou um velho fã.
    Estejas certa que contarás com minhas visitas nos próximos 5 séculos, ou mais.
    Obrigado.

    De bônus, fica a dica para que experimentes o Irfan View como visualizador/editor de imagens. Não vivo sem ele.

    ResponderExcluir
  2. No Linux dá pra screenshotar uma área selecionável da tela apertando Shift + Prt scr. Não lembro se dá pra fazer o mesmo no Windows.

    ResponderExcluir