quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Dorodangos - Aprenda a fazer bolas de lama brilhantes


A arte do Dorodango - fazer manualmente polidas e muito brilhantes esferas com nada além de lama - está varrendo o Japão, e já começa a atrair atenção nos EUA.

Dorodango é uma arte japonesa, e é a mais simples forma de cerâmica imaginável, usando somente lama como um ingrediente, e as mãos como uma ferramenta de modelagem.

Um dorodango finalizado se parece com mármore, e é difícil acreditar que não é nada além de lama. Pode ser finalizado com um alto brilho que se parece com uma sofisticada cerâmica esmaltada.

Dorodando é mais do que apenas uma arte. Na verdade, na moda japonesa, é um meio de focalização e integração de corpo, mente e espírito, incorporando elementos de exercícios espirituais do Zen e semelhantes, como Yoga e meditação.

O dorodango cativou adultos e crianças em idade escolar, e agora você pode aprender sobre isso também, juntamente com a técnica passo-a-passo pra fazer sua própria bola de lama brilhante.

Instruções:

• 1- Encontre uma boa fonte de lama, ou faça a sua própria com terra e água. Obviamente a cor de seu dorodango vai depender do tipo de lama que você usar.
• 2 - Esprema a água da lama de forma a formar uma esfera.
• 3 - Adicione um pouco de terra seca ao redor da esfera, e continue a molda-la pra que fique uma bola bem certinha.
• 4 - Permita que a esfera seque por algum tempo, e depois acaricie-a firmemente para deixa-la mais lisa.
• 5 - Passe suas mãos no chão pra pegar pó [de terra] seco e continue batendo levemente e esfregando suas esfera. Continue fazendo isso por duas horas [sim, eu disse duas horas, você não leu errado].
Essa é a essência da arte do dorodango. Você vai precisar de persistência pra fazer isso até terminar, assim como prática para aperfeiçoar e desenvolver sua técnica.
O ofício acabado, contudo, faz com que o esforço tenha valido a pena.
• 6 - Coloque a bola em um saco plástico por 3 à 4 horas. Retire-a e repita o passo 5. Coloque a bola em um saco plástico por mais algum tempo.
• 7 - Retire a bola de novo. Se já estiver seca, pegue um pano e fique polindo ela até atingir um alto brilho.

 

18 comentários:

  1. é muito de ficio






    porra tinha q ter video

    ResponderExcluir
  2. Achei legal, num sei se eh tao facil/dificil assim
    ~willami~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil deve ser o fato de ficar parado por duas horas... rss

      Excluir
    2. ha e chato pemcei que era legal mais valeu a dika

      Excluir
  3. inves de ficar horas se matando, podemos pega-la apos o passo 3 pegue a bola e coloque num frizer ou congelador frosfree
    de um a dois dias (dependendo do tamanho e o tanto de agua e o tipo de terra) ai faça o passo 7 e é recomendavel usar aqueles panos de algodao felpudos e ter muita pasiencia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é trapaça, né irmão!

      O segredo do Dorodango é desenvolver a paciência e a persistência; a beleza está no caminho a ser trilhado e não no objetivo.

      Excluir
  4. kk me enteresei por causa dos mithbusters que estavão fazendo isso :D

    ResponderExcluir
  5. eu vi isto no mythbusters eles estavao fazendo com coco de leao,cavalo,girafa e fiquei surpreso quando o cara mostrou as esferas que ele fez agora vo fazer a minha

    ResponderExcluir
  6. caraca eu tabém ví no mythbusters.

    ResponderExcluir
  7. vi no mythbusters e ja to fazemdo o meu

    ResponderExcluir
  8. Alguém já fez e deu certo?

    ResponderExcluir
  9. cara pe muito dificio eu fiz 9 vezes e nem uma deu certo! vo continua tentando até conseguir a no mythbusters ele tinhão um especialista nisso

    ResponderExcluir
  10. eu me interessei por causa dos mythbusters

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vo usar barro vermelho e agua
      No final vai ficar zika

      Excluir