quarta-feira, 6 de abril de 2011

Como fritar um ovo

Como postado na comunidade oficial do projeto:


Eu acordei quase uma da tarde e minha mãe já tinha almoçado, tirado a louça e estava saindo pro trabalho, aí eu fiquei sem almoço. Então resolvi tentar aprender a cozinhar, e achei na internet a receita de como se faz ovo frito.

Aí está ela pra vocês. Acredito que seja algo muito útil pra quase todo mundo.



Um dos alimentos mais rápidos para se preparar é o ovo frito. Barato, rápido e quebra um galho e tanto nos momentos em que bate a fome, acompanhado de um simples pão francês ou de um arroz soltinho (que aprenderemos a preparar no próximo post). Mas para fazer um bom ovo frito você precisa seguir algumas dicas.
Existem dois fatores básicos a considerar: gema mole ou dura, e clara crocante ou branquinha. É possível combinar estas formas e fritar um ovo exatamente do jeito que você gosta.
O começo é o mesmo para todas as combinações: quebre o ovo com cuidado em uma xícara, cuidando para não romper a gema.
Aqui você já verifica se o ovo está fresco: se a clara for gelatinosa, o ovo é bom. Se ela for mais líquida, ele ainda é bom mas já é velho. Se sua cozinha começar a feder insuportavelmente, já era: jogue o ovo na pia, deixe escorrer muita água para levar o mau cheiro embora e vá até o mercado comprar outro ovo...O passo seguinte é pegar uma frigideira antiaderente e pôr óleo apenas o suficiente para cobrir o fundo. Sem exageros.
Isto feito, também com cuidado, derrame o ovo na frigideira fria. É, isso mesmo. Um dos maiores erros ao fritar um ovo é levá-lo ao fogo quente. Ele precisa cozinhar lentamente no óleo, antes de fritar... Agora vamos ao fogão.
Para gema mole e clara branquinha, o truque é fogo baixo. Acenda o fogo na posição mais baixa e deixe ele fritar devagarinho. Quando a clara estiver toda sólida, deslize o ovo para um prato e bom apetite.
Para gema mole e clara crocante, faça da mesma forma anterior. Quando a clara estiver quase meio sólida, levante o fogo até que a clara fique crocante.
Para gema dura e clara branca, deixe o ovo por mais tempo em fogo baixo, até notar que a gema está cozida.
Para gema dura e clara crocante, o processo é todo feito em fogo alto.
Importante: só ponha sal após o ovo estar frito. Sal e óleo quente não combinam, você pode se queimar.


_


Nota: peguei essa receita de algum site random há um tempo e não lembro qual era, por isso não tem os direitos autorais. Não me processem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário