Tutorial enviado pela Ana. Até cinco minutos atrás eu não fazia a menor idéia do que poderia ser um doppler fetal. Na verdade ainda não sei se entendi muito bem, mas ok.
Não há som melhor do que o som dos batimentos cardíacos de seu bebê no ventre materno. Comprar ou alugar um doppler fetal pode ser uma ótima maneira para você e sua família (especialmente os futuros irmãos) se vincular ao bebê.
Existem muitos sons que podem ser ouvidos com um doppler fetal, incluindo chutes, soluços e, naturalmente, o batimento cardíaco do bebê. Um batimento cardíaco fetal pode ser ouvido com um doppler fetal a partir de 8-10 semanas. Siga as dicas abaixo para obter o máximo de seu doppler.
1- Sempre comece com a bexiga cheia, especialmente nas primeiras semanas (semanas 8-14). Isto contribuirá para colocar seu útero acima da cavidade pélvica.
2- Coloque uma pequena quantidade de gel em seu abdômen (do tamanho de uma moeda). Comece na parte inferior da barriga se você estiver no primeiro trimestre e para cima do umbigo se você estiver com mais de 20 semanas.
3- Coloque a sonda diretamente em cima do gel e ligue o aparelho.
4- Mova a sonda num movimento circular BEM LENTO, indo de lado a lado do seu abdome.
5- Se o seu doppler fetal tiver uma tela de LCD para leitura, não tente ler o visor até que você possa ouvir o batimento cardíaco do bebê. Seu coração tem cerca de 60-80 batimentos por minuto, o coração de um feto tem de 120-180.
6-Não ouvir o batimento cardíaco antes das 12-14 semanas não é um sinal de que há algo errado com seu filho ou com sua gravidez. Ouvir as batidas antes das 10 semanas não é sempre possível e isso dependerá de uma série de fatores, incluindo:
-Tipo de doppler sendo usado: Tenha certeza de que o doppler é mesmo um "doppler fetal", e não um ouvidor pré-natal. Alguns dos produtos disponíveis não utilizam a mesma tecnologia do doppler fetal e não podem detectar uma frequência cardíaca fetal antes de 30 semanas. Além disso, tipos diferentes de dopplers fetais variam no que diz respeito à sensibilidade e durabilidade. Nem todos os dopplers fetais são iguais.
-O tamanho e a forma da mãe: As mulheres mais altas e com sobrepeso podem ter mais dificuldade em ouvir os batimentos cardíacos nas primeiras semanas. No entanto, na 12-14 semanas, o doppler é capaz de captar os batimentos em mulheres de todos os tamanhos e feitios.
-Data da concepção imprecisa: Às vezes é difícil determinar a data da concepção. Se sua data estiver errada por uma semana ou mais, você pode estar tentando ouvir os batimentos mais cedo do que o possível.
-Desinformação: Um coração fetal começa a bater depois de cerca de 5-6 semanas de gestação. Embora uma máquina de ultra-som seja capaz de detectar isso em cerca de 6 semanas, um doppler fetal não consegue detectar um batimento cardíaco em até 8-10 semanas. Um ultra-som utiliza sondas muito potentes (5-10 Mhz) num nível muito elevado (até 720 mW/cm2), enquanto que o doppler fetal só utiliza uma sonda de 2-3 Mhz a um nível muito inferior, menor que 20 mw / cm2. Por esta razão, os dopplers fetais não são capazes de detectar o batimento cardíaco antes de 8 semanas e geralmente não antes de 10-12 semanas. Não seja enganado. Se alguém disser que ouviu o batimento cardíaco de um bebê de 6 semanas de gestação, ela está provavelmente se referindo a um exame de ultra-som.
Por último, dopplers fetais são utilizados com segurança por mais de 50 anos e não existem efeitos nocivos conhecidos em relação a mãe ou ao feto. Dito isto, tenha a certeza de que o doppler fetal que você escolher é aprovado pela FDA e sempre e fale com seu médico sobre quaisquer dúvidas ou preocupações em relação à utilização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário