terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SOPA, PIPA e o World Wild Fnord

Sim, o blog anda meio devagar esse mês e vocês querem mais tutoriais inúteis, mas isso é um assunto importante. Leiam, e de preferência leiam os textos dos links. Não sejam preguiçosos, precisamos lutar pra defender o que amamos.





Como muitos dos leitores, eu também considero a internet como meu verdadeiro lar. E apesar de não acreditar mais na humanidade, eu ainda acredito na internet. Acredito na liberdade de acesso à conteúdo e informação. Acredito que se tem alguém que merece respeito, são as pessoas que estão trabalhando anonimamente todos os dias, legendando filmes, animes e seriados DE GRAÇA, disponibilizando episódios na internet que só vão chegar "oficialmente" no Brasil mais de uma semana depois de passarem nos EUA ou Japão [tempo mais que suficiente pra recebermos uma porrada de spoilers de pessoas de outros países comentando os episódios].

Como declaradamente defensora do warez* [prática de compartilhamento sem fins lucraticos de cultura], sei o que é ter horas de trabalho organizando e upando arquivos pra compartilhar de graça, pra depois ver o acesso à esses arquivos bloqueado por "infringimento de direitos autorais". Espera aí, eu não estou dizendo que a autoria daqueles arquivos pertencem à mim. Os tais direitos autorais estão bem ali, em cada arquivo. Existem milhares de pessoas pelo mundo que até comprariam os produtos [livros, CDs, etc] se pudessem [apesar dos impostos exorbitantes]. Mas o mundo físico é grande e muitas vezes a pessoa vive num lugar onde é simplesmente impossível ter acesso à alguma mídia [alguém já viu um álbum do Ayreon pra vender em alguma loja no Brasil? eu já procurei em muitas nenhuma tem], e em outros casos a pessoa simplesmente não tem uma situação financeira que permita pagar pelos preços absurdos de livros, CDs e DVDs. Eu sei o trabalho que é digitalizar um livro relativamente raro, sem contar com tecnologia de scaneamento, usando uma câmera digital pra fotografar página por página, e disponibilizar de graça na internet pra que qualquer um tenha o direito de ter acesso ao conhecimento, e ser chamada de criminosa por isso.

Inclusive gostaria que vocês lessem esse manifesto e também o link ali em cima sobre o trabalho de legendadores.

Só pra vocês verem, essa é a minha caixa de entrada:


Cada um desses "Service Abuse" é um email comunicando que os arquivos que eu postei infringem normas legais e foram removidos. Tem bem mais, é que só couberam alguns na página pro print. São centenas de livros que consegui de várias fontes e que re-upo pra manter eles online [e que estão sendo continuamente removidos de todas as contas].

É bom enfatizar aqui que o trabalho de warez é totalmente sem fins lucrativos. Diferentemente da pirataria, onde a pessoa está ganhando dinheiro com cópias falsas. São iniciativas culturais que na nossa sociedade são consideradas crime.

*vocês sabiam que é literalmente proibido e bloqueado usar a palavra "warez" como endereço de email no hotmail? Não apenas a prática em si é ilegal, como também o uso do termo.

Bom, o já conhecido e enrolado AI-5 pretende acabar com isso[fuck APCM, espero que aqueles mercenários virem zumbis pra eu poder acabar com eles]. Supostamente o SOPA também. Mas o SOPA só é pra acabar com a pirataria "oficialmente".


Mas tudo não passa de um balão metereológico, não é mesmo?



 [Pra quem não conhece esse meme, é o Conspiracy Keanu]


Bom, então WTF SOPA realmente é?

O SOPA é um projeto de lei prestes a ser aprovado que se trata, essencialmente, de CENSURA. Apesar de ser um projeto correndo nos EUA, sua aprovação afetaria o mundo todo, já que muitos servidores de serviços que usamos diariamente estão lá. Com a aprovação dessa desgraça e também da PIPA [já falarei sobre ela], o último fragmento de liberdade nesse mundo Orwelliano estaria seriamente comprometido.

Basicamente, o SOPA permite que QUALQUER site que contenha conteúdo considerado ilegal, ou até mesmo um link pra uma página onde esse conteúdo esteja, seja bloqueado. Isso significa não apenas que nossos sites e blogs com conteúdo "ilegal" fiquei inacessíveis em todo o território estado-unidense, fazendo daquele país um lugar com uma internet quase tão fechada e censurada quanto da China, como também que nós de outros países não tenhamos mais acesso ao conteúdo de servidores de lá. Recomendo essa página pra uma leitura mais elucidativa e pra saber quem são os gigantes que apoiam essa ameaça.


Bom, dia 14 saiu a "animadora" [fnord] notícia de que a Casa Branca não apoia a SOPA. Ontem várias notícias começaram a chegar sobre a data da votação[bitch, please, no meu tempo votação tinha alguma ligação com democracia. Hoje em dia o que chamam de democracia não se parece em nada com a definição do dicionário pra isso] dizendo que ela foi adiada por conta de pressões do povo da internet [esse tipo (assinem) de pressão ajuda, mas ainda tem mais sobre a qual falarei logo adiante] e que o projeto está sendo modificado. Mas não devemos levar isso como uma vitória ainda. Por que é aí que entra a PIPA.


Uma excelente definição do propósito da PIPA apareceu no Reddit ontem:

"Do not take this concession as a victory! This is an old trick. Please spread the word and call them out repeatedly. 1: Make crazy offer (SOPA) 2: Client rejects crazy offer (us) 3: Make a "reasonable" offer (PIPA) 4: Client accepts offer because it seems reasonable compared to crazy offer. Don't let up. "

Para os puramente lusófonos:  "Não levem esse adiamento como uma vitória! Esse truque é velho." É conhecido como Efeito de Contraste: "1º Faça uma oferta absurda (SOPA). 2º A oferta é rejeitada pelos "clientes" (nós). 3º Faça uma oferta "razoável" (PIPA). 4º Os "clientes" aceitam a nova oferta porque ela parece razoável quando comparada à oferta absurda".

O pessoal do mentalismo e do marketing sabem bem como isso funciona.

O PIPA é o projeto do qual o SOPA se originou. É menos citado, mas igualmente à lá "Grande Irmão." Ele obrigaria mecanismos de busca como o Google a removerem de seus resultados de pesquisa os sites considerados como tendo "conteúdo ilegal". Assim como a ACPM que já conseguiu obrigar a Google, mais de cinco vezes, a excluir a Comunidade Discografias, um dos maiores acervos em português de download totalmente gratuito de músicas, a PIPA faria com que muitos outros sites que não se enquadram nas condições de cordeirinho da lei fossem removidos dos resultados Google [e no caso da aprovação da SOPA, sejam também tirados do ar quando em servidores americanos e, em servidores de outros países, tenham acesso bloqueado para pessoas residindo nos EUA.].


Legal, então estamos ferrados e é o fim, e agora? O que podemos fazer?

A primeira coisa a se fazer é saber o que está acontecendo. Aposto como amanhã durante o blackout vai ter um monte de gente "uh? o que que 'tá acontecendo? /derp". Se informem sobre a situação, isso não "é problema dos EUA", isso é problema nosso. De nós, como costumo chamar, o Povo da Internet.

Saibam quem está contra esse projeto absurdo e divulguem a idéia.

"Ah, mas só divulgar não vai fazer diferença"

Pois é. Então vamos fazer algo mais do que só divulgar. Vamos apoiar e participar do protesto liderado pelo Reddit e pela Wikipedia que vai pressionar ainda mais o governo americano. Vamos participar do SOPA Strike do dia 18 de janeiro.

O protesto acontecerá amanhã, para alguns sites por 12 horas, mas para muitos, o dia todo. Alguns sites, como o http://mk-cultra.org/ já está há alguns dias participando e colocando força nesse protesto. Pra entender a idéia da blackout, veja o site oficial http://sopastrike.com/, que contém a lista dos sites que já confirmaram participação.

Se ainda não deu pra captar a gravidade da situação, vejam o pronunciamento da Wikipedia sobre o assunto clicando aqui. Até mesmo a wikipédia em português está exibindo um banner manifestando o apoio pelo blackout da en.wiki [The shit just got serious.]

Divulguem, compartilhem, façam seus sites e blogs participarem do protesto de amanhã. E assinem a petição que coloquei o link ali pra cima. Uma petição pode não ser o suficiente pra parar essa lei, mas já foi em parte o que fez a votação ser adiada. Então toda ajuda é válida.



Mais alguns links que podem ser de interesse:


Megaupload contra a SOPA

League of Legends contra a SOPA

Reddit sobre a SOPA



"As batalhas do século 21 serão travadas no ciberespaço". Assange que o diga.



[Ps: se eu sumir, provavelmente é porque acordei com a polícia batendo na minha porta]

3 comentários:

  1. De toda forma sempre temos o lado acebolado da internet...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquece, Tor vai ser proibido se o SOPA passar =/

      Excluir