sexta-feira, 27 de março de 2015

Seja um calendário ambulante

  Agradecimentos ao Daniel Neri por ter enviado esse tutorial com título Horo-style há quase um mês, mas que só está saindo agora porque eu ando sem tempo e coloquei ele na fila de posts programados. Segundo o Daniel, esse tutorial foi testado e aprovado, e como vocês sabem, os melhores tutoriais são os testados e aprovados [infelizmente ainda não pude testar o da bomba atômica, mas continuem esperando].


As bases do método:

O método consiste apenas na seguinte fórmula:

DIA + CHAVE DO MÊS + CHAVE DO ANO – MAIOR MULTIPLO DE 7

Exemplo 1:

Suponhamos que você deseja saber em que dia da semana caiu 9 de Setembro de 1985. Olhando as tabelas de chave, constatamos que a chave para o ano de 1985 é 1 e que a do mês de Setembro é 6.

9 (dia) + 6 (chave do mês) + 1 (chave de 1985) = 16

O maior múltiplo de 7 que podemos subtrair de 16 é 14.

16 – 14 = 2

9 de Setembro de 1985 foi uma Segunda-Feira

Fácil não?

O resultado da subtração corresponde ao dia da semana.

Domingo = 1
Segunda-Feira = 2
Terça-Feira = 3
Quarta-Feira = 4
Quinta-Feira = 5
Sexta-Feira = 6
Sábado = 0

Bem, sei que você quer saber como iremos descobrir a chave para cada mês. Abaixo seguem as chaves para todos os meses:

janeiro = 1
fevereiro = 4
março = 4
abril = 0
maio = 2
junho = 5
julho = 0
agosto = 3
setembro = 6
outubro = 1
novembro = 4
dezembro = 6

Mas como memorizar as chaves dos meses?

Memorizar essas chaves pode se tornar difícil e maçante. Para facilitar nessa missão, eu criei algumas historinhas que podem lhe ajudar a se lembrar de cada uma delas. Caso queira, você pode criar suas próprias histórias.

Janeiro: É o primeiro mês do ano. Moleza lembrar que sua chave é 1.

Fevereiro e março: Geralmente o carnaval cai em Fevereiro ou Março. Geralmente o carnaval é comemorado durante 4 dias. Assim, a chave para esses meses é 4.

Abril: É o mês da mentira. Aluno que mente tira 0 na prova.

Maio: É o mês das noivas. Para fazermos um casamento convencional nós precisamos de 2 pessoas.

Junho: Junho tem 5 letras.

Julho: Mês das férias escolares. Nas férias temos 0 aulas.

Agosto: Agosto é o mês do desgosto. Agosto e desgosto têm 3 sílabas.

Setembro: a chave do mês SEISTEMBRO é 6.

Ou1ubro: Preciso mesmo repetir qual a chave de Outubro?

Novembro: novembro é o mês da república. República tem 4 silabas.

Dezembro: Em dezembro comemoramos o aniversário de Cristo. Cristo tem 6 letras.

Claro que muitas dessas historinhas podem parecer meio forçadas, mas ajudarão a lembrar de cada chave do mês. Para calcular o dia da semana para qualquer data desse ano, basta que você consulte a tabela abaixo e veja a chave do ano corrente.


Calendário de 2004 a 2015

Veja abaixo as chaves dos anos de 2004 a 2015:

2004 = 4
2005 = 5
2006 = 6
2007 = 0
2008 = 2
2009 = 3
2010 = 4
2011 = 5
2012 = 0
2013 = 1
2014 = 2
2015 = 3

(descobriu o padrão?)

Exemplos

a) Qual o dia da semana em que caiu 12/01/2009?

Elementar meu caro Watson! Nesse caso, teremos 12 (dia do mês) + 1 (chave de janeiro) + 3 (chave do ano de 2009).

12 + 1 + 3 = 16 – 14 (maior multiplo de 7) = 2

Assim, 12/01/2009 foi uma segunda-feira.

b) Qual o dia da semana em que caiu 05/10/2005?

5 + 1 + 5 = 11 – 7 = 4

Assim, 05/10/2005 foi uma quarta-feira.

c) Qual o dia da semana da data 01/04/2008 ?

1 + 0 + 2 = 3.

Assim, 01/04/2008 foi uma terça. Note que, nesse exemplo, não precisamos subtrair os multiplos de 7.

Anos bissextos

Se surge alguma data com ano bissexto, às vezes você terá que fazer uma pequena alteração nos cálculos. Anos bissextos são divisíveis por 4 (1972, 1976, 1980, 1982...) mas que não são múltiplos de 100, com exceção daqueles que são múltiplos de 400 (1600, 2000, 2400...). Caso a data envolvida esteja nos meses de janeiro ou fevereiro de um ano bissexto, bastará que você subtraia uma unidade do resultado final. Se a data estiver em um ano bissexto, mas em um mês diferente de janeiro ou fevereiro, os cálculos permanecem inalterados.

Exemplo

12/01/2004 = 12 + 1 + 4 = 17 – 14 = 3

Seria uma terça-feira. Como é uma data em ano bissexto E em janeiro, pegamos um dia anterior: segunda-feira.


Parte bônus enviada pelo Daniel: Fórmula para as chaves dos anos


Pegamos o quociente da divisão por 4, ignorando o resto. Veja como obtemos a chave de 1982:
82 / 4 = 20 (ignoramos o resto)
82 / 7 dá resto 5.
20 + 5 = 25
o resto da divisão de 25 por 7 é 4.
Logo, a chave é 4.

OBS:. cada século tem um padrão diferente, Para anos 17XX, some 4 ao resto, Para anos 18XX, some 2 ao resto, Para anos 19XX, não precisa somar nada ao resto, Para anos 20XX, subtraia 1 do resto (Se a chave do ano passar de 7, divida ela por 7 e a chave do ano será o resto dessa divisão (apenas para facilitar contas)).

segunda-feira, 23 de março de 2015

Como automatizar XP farming no Runescape

  Eu nunca joguei Runescape e nem sei se esse jogo ainda existe, mas essa fantástica demonstração de automatização de trabalho manual não poderia ficar sem ser postada aqui. Aproveitem a idéia pra usar em outros jogos onde você também tenha que ficar clicando infinitamente nas coisas que nem um retardado pra conseguir recursos.



  No caso do Minecraft que você pode clicar e segurar, é só colocar a câmera na direção certa [NEVER DIG STRAIGHT DOWN, KIDS] e colocar alguma coisa pesada em cima do mouse pra manter clicado.


domingo, 15 de março de 2015

Como se livrar permanentemente do vírus de pendrive que converte arquivos e pastas em atalhos para as pastas do sistema

   Todos os computadores do Senai tinham esse problema, e por mais que os limpássemos, os alunos dos outros cursos também usavam os laboratórios e viviam trazendo essa merda de volta. A seguir estão as soluções do Tecmundo [em fonte propositalmente diferente] e também as minhas próprias pra resolver isso.


Recuperando os arquivos 
     [se você é sensato e tem backup desses arquivos em pelo menos outros dois lugares, pode ignorar essa parte e formatar ele direto, depois ler a parte sobre como se livrar do vírus permanentemente].

   Uma nova praga vem perturbando a vida de muitos usuários. Trata-se de um vírus que infecta o pendrive e converte documentos e programas em meros atalhos. Tal atividade impede que o utilizador abra qualquer coisa e muitas vezes leva a uma atitude desesperadora: a formatação da unidade removível.
   A solução do problema não é tão complicada e pode poupar algumas dores de cabeça. Primeiramente, vale salientar que o vírus não apaga nenhum arquivo do pendrive. Esta praga apenas oculta documentos e cria atalhos falsos, por isso, mantenha a calma.
   Agora que sabemos que os arquivos, em teoria, estão no pendrive, devemos verificar se o problema em questão está relacionado ao vírus. Para averiguar se seus arquivos continuam na unidade, veja se no ícone do pendrive (disponível em “Meu Computador”) o espaço utilizado continua idêntico ao que era anteriormente.

Caso o Windows informe que a unidade está vazia, então é possível que o vírus que você pegou seja outro. Do contrário, a execução dos passos a seguir deverá resolver seu problema.

  1. Abra o Prompt de Comando (item presente no “Menu Iniciar” dentro da pasta “Acessórios”)
  2. Agora digite o seguinte comando:

    attrib -h -r -s /s /d F:\*.*
Nota: a letra “F” deve ser substituída pela letra atribuída ao seu pendrive.

[Nota minha no meio do trecho kibado do Tecmundo: Você deve estar se perguntando o que diabos esse comando faz. Ele pode ser traduzido como "show attributes hidden read-only system, apply to diretory type, apply to all directories and subdiretories", ou seja, ele vai pegar todos os arquivos que estão em F: ou seja lá qual letra for atribuída ao seu pen drive, e desocultar eles. O vírus não apaga nem desindexa, só oculta. Parabéns, seus arquivos de importância questionável foram encontrados. Agora salve eles em outro lugar enquanto cuidamos do pen drive] 

 Método alternativo segundo o Tecmundo:
  1. Acesse a pasta que foi afetada pelo vírus e clique com o botão direito sobre o arquivo contaminado (que atualmente é um atalho).
  2. Abra as Propriedades do arquivo
  3. Acesse a aba “Atalho” e remova quaisquer informações que não tenham relação com o caminho do arquivo em questão (realizar o processo no item "Destino" e "Iniciar em"). Veja o exemplo abaixo:
     
    [Eu não cheguei a testar isso e agora não tenho mais acesso a esse vírus pra testar, mas vale citar que alguns - ALGUNS, não todos, tem alguns que são demoníacos - browser hijackers* também podem ser removidos assim, porque os links ficam do lado do caminho no atalho. Se tem uma coisa que estudar no Senai me ensinou é que qualquer computador público tem um eco-sistema próprio de vírus que você tem que descobrir como tirar pra conseguir usar durante a aula. Bonus points pra computadores de bibliotecas.]

*aqueles adwares escrotos que fazem ficar abrindo página random toda vez que abre o navegador, as quais não aparecem nas configurações de página inicial.


 Agora vem a parte que resolve o problema:


Removendo o vírus do computador

   Primeiro baixem ilegalmente essa ferramenta linda aqui. Ignorem os comentários com links na página do 4shared, a menos que queiram pegar mais vírus ainda. Essa ferramenta se chama PW Clean e foi a minha solução temporária antes de descobrir o Hiren's tweaker. A interface é bastante simples e intuitiva e ainda tem um tutorial [em pt_br, yey] de como usar no primeiro botão. Conecte o pen drive infectado, desinfecte, depois desinfecte o computador, depois apenas por paranóia desinfecte o pen drive de novo. Se a paranóia for tão forte assim, formate o pen drive e desinfecte o computador enquanto isso. Agora que você se livrou dessa desgraça, vamos à vacinação.



Impedindo que o vírus volte

   Pra isso vamos usar a maior criação da humanidade desde o vôo de extintor: o Hiren's Boot. Baixe aqui a versão pra gravar num dvd, ou por aqui com as instruções de como usar no pen drive. Abra a pasta HBCD, e execute o arquivo HBCDMenu.exe. Selecione Programs>Tweakers>Disable Autorun.inf. Isso vai impedir que seu computador seja infectado pelo vírus do pen drive dos outros, mas também vai fazer com que algum ocasional dvd original não abra o menu automaticamente [o que depende da função de autorun pra acontecer], mas é só clicar nele manualmente que vai abrir sem problema. 
   Agora pra proteger os seus pendrives, vá em Programs>Tweakers>Protect a Drive from Autorun virus. Aperte 1 pra executar o comando que cria uma pasta oculta não-deletável e não-sobrescrevível chamada autorun.inf, o que vai impedir que o vírus volte a se gravar no pen drive quando você conectá-lo num computador infectado, porque a existência de dois arquivos com mesmo nome e extensão na mesma pasta [nesse caso a pasta raiz do dispositivo] é impossível, e como diretórios não tem extensão, o vírus não poderá substituir o arquivo de nome autorun.inf. 


   Uma coisa importante a se lembrar: Não use o PW Clean em um pen drive vacinado pelo Hiren's tweak, ele vai interpretar a pasta como sendo o vírus e arruinar a merda toda.


  Espero que a explicação não tenha ficado confusa demais e que isso seja útil pra alguém, porque eu levei algumas horas pra escrever isso.



quarta-feira, 11 de março de 2015

Como pescar com fogos de artifício

    Só um dia comum na escandinávia. Não é exatamente apresentado como um tutorial, mas dá pra entender bem como se faz.

Agora é só sair catando os peixes sem cair num buraco.



edit: STILL NOT TR00 ENOUGH?

Então aprenda como se pesca no Afeganistão:



sexta-feira, 6 de março de 2015

domingo, 1 de março de 2015

Dezenas de lifehacks testados

  Esse é um post especial que ao mesmo tempo não pretende ensinar nada de específico, mas que pode acabar ensinando muita coisa, sendo a mais importante: não dê crédito pra todos esses "lifehacks" [deuses, como eu odeio essa palavra] de merda que o buzzfeed kiba do /r/shittylifeprotips, porque eles podem acabar te matando. Os vídeos a seguir apresentam técnicas que funcionam e técnicas que são bullshit, demonstrando todas sendo testadas. A maioria das que funcionam já foram apresentadas aqui nesses quatro anos e quase 400 diferentes tutoriais, mas é uma boa idéia ver elas sendo feitas na prática.

 Divirtam-se com John Green do Mental Floss fazendo sujeira e se machucando pra demonstrar a [in]eficiência de 90 diferentes idéias práticas que todo mundo insiste em chamar de lifehacks.




Parte 2:

Parte 3:


   Como o terceiro vídeo foi publicado recentemente, eu vou assumir que o canal ainda pode acabar cometendo mais uma dessas listas futuramente e me comprometo a atualizar esse post no caso de uma parte 4 ser criada.


 Side note: eu descobri que os posts de como abrir um cadeado com uma latinha e como construir uma hidden blade estavam quebrados devido à natureza volátil da internet e encontrei material novo pra substituí-los. Caso alguém encontre mais algum post quebrado, me avise pra que eu possa arrumar.