segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Como fazer nada

Aí está um guia para pessoas que sofrem de workalismo extremo. Eu não preciso de dicas sobre como fazer nada, esses dias eu fiz tanto nada que nem sequer atualizei o blog [e o Horo e o Ícarus, aquele estagiário fantasma, também andaram praticando o nadismo] e vocês provavelmente está putos com a falta de atualizações.


Como não fazer coisa alguma:


* Planeje - Não importa se é uma hora, um dia, uma semana, um mês, ou um ano que você escolheu para não fazer nada. Cancele todas suas obrigações para o período de tempo escolhido. Tente escolher a semana ou dia mais chato, o dia em que você provavelmente dormiria a maior parte do tempo.
* Avise as pessoas - Diga a todo o mundo que você estará "ocupado" e indisponível. Não importa se decidir dizer-lhes que você dedicará algum tempo a fazer nada, ou se você somente lhes dará uma explicação vaga do tipo: "estarei ocupado" (ocupado fazendo nada!), diga-lhes para não telefonar, visitar, ou interromper a menos que seja uma verdadeira emergência.
* Encontre o seu lugar - Vá para algum lugar onde você não se sinta pressionado a fazer algo. Pode ser o seu quarto, o quintal, ou um parque. Encontre o lugar e vá para lá.
* Prepare um alarme - Coloque um alarme para avisá-lo quando o seu tempo de fazer "nada" terminar. Dessa forma, você não terá que olhar constantemente para o relógio e contar os minutos.
* Desligue o telefone - Desligue o seu celular, telefone de trabalho, pager, palm pilot (PDA), blackberry, computador e qualquer outro aparelho de envio ou recepção de chamadas ou mensagens. Essas distrações só o impedirão de apreciar o seu momento de não fazer nada.
* Sente-se sozinho - Sinta o vento, o sol na sua cara. Escute o sussurro das árvores, o canto dos pássaros, o correr da água. Não pense no passado nem no futuro. Evite a tentação de ligar a televisão, escutar música, escrever um recado a você mesmo, comer um petisco, ou algo assim. A única coisa que você deve fazer é usar o banheiro (se necessário).
* Aprenda como libertar a sua mente - Limpe sua mente de todos os pensamentos relacionados com trabalho, preocupações, família etc. simplesmente deixando-os ir. Fazendo isto, não só permitirá ao seu corpo relaxar, mas à sua mente também. Contudo, não se preocupe se não conseguir se desligar completamente. Deixe o seu pensamento vagar. Libertar completamente a mente é de fato muito difícil de conseguir e muitas vezes necessita muito mais disciplina do que somente algum tempo livre (monges budistas, por exemplo, dedicam a vida inteira à libertação da mente).
* Dedique algum tempo livre para fazer nada regularmente; é muito saudável para a sua mente, corpo, e vida emocional, especialmente se você estiver exigindo demais de você mesmo. Muitas vezes somos estimulados pela sociedade a acreditar que estar ocupado é um estado normal e natural da existência. Lembre-se, não há nenhum pecado em passar algum tempo em ócio privado. Com que freqüência você não faz nada é uma decisão sua, mas deve ser uma experiência que rejuvenesce.
* se você não se sente confortável a não fazer nada, pode usar este tempo e energia para pensar em coisas. Assim não estaria fazendo "nada", mas pensando em coisas alheias ao mundo. Concentrando-se em alguma coisa este processo ajudará você a concentrar-se melhor em vez de ter a sua mente trabalhando em mais de um milhão de pensamentos por minuto.
* Se você vive numa casa ou aposento pequeno, arranje um canto de uma sala com almofadas, uma vela perfumada e crie um lugar acolhedor. Se essas coisas não estiverem disponíveis, encontre apenas um lugar tranqüilo para si.
* Tente esquecer-se temporariamente daquele trabalho que tem que fazer, aquele teste para o qual tem de estudar, ou aquele lugar onde tem de ir, e relaxe apenas. Com o tempo, aprenderá a planejar no que pensará e no que não pensará quando não fizer nada.
* Se tem um companheiro íntimo, tente não fazer nada em conjunto.
* Se você realmente não pode encarar a idéia (ou culpa...) de não fazer nada, aprenda a pescar. Vá para a beira de um rio e diga "não estou sem fazer nada, estou pescando!"
* Se os seus pais perguntarem o que está a fazer e não acreditarem que não está a fazer nada, diga que está sonhando acordado.
* Num primeiro momento pode sentir-se nervoso, ansioso e agitado. Está tentando descansar!: entenda que a realização do 'nada' não significa que está sendo improdutivo ou irresponsável. Tenha em mente que está fazendo isto para libertar a sua mente, e, a longo prazo, prolongando a sua vida. Descansar o tempo necessário para recarregar as suas baterias irá torná-lo mais produtivo, mais criativo, e mais apto a concentrar-se na longa jornada - isto será muito bom para o seu trabalho, escola ou qualquer outra atividade que se propor a fazer.
* se você fica cansado enquanto tenta fazer nada, pode sempre adormecer.
* Lembre-se de não tornar esse tempo muito longo... se o fizer, terá necessidade de fazer alguma coisa. ...ou talvez não!
* Fazer nada muito frequentemente poderá causar pregucite crônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário