quinta-feira, 5 de julho de 2012

Como fazer ácido sulfúrico

Material


      Matrás.
      Lamparina de álcool.
      Tripé e grelha.
      Caço de fundir.
      Óculos de protecção.
      Luvas de látex.
      Cortiça perfurada.
      Tubo de vidro.
 


Compostos


      Enxofre.
      Água destilada.
 


Procedimento


     1. Atenção! Durante a execução desta experiência deves proteger as mãos com umas luvas e os olhos com uns óculos. Realiza a experiência acompanhado e num local arejado.


     2. Aquece o enxofre na lamparina e inclina o caço, para que a chama toque o enxofre. (durante o aquecimento o enxofre vai passar do estado sólido para o líquido, seguindo-se depois a passagem para o estado gasoso. Deverás ser cauteloso para não inalar enxofre, pois este pode ser prejudicial à saúde)


     3. Durante o aquecimento do enxofre deves manter um matrás invertido sobre o caço de fundir.


     4. Depois de o matrás estar "cheio" de enxofre no estado gasoso, tapa-o com uma rolha de cortiça perfurada, tapando o orifício desta com um dedo. (o matrás deverá estar mais ou menos cheio de um gás amarelo esverdeado. A cortiça perfurada deve estar unida a um tubo de vidro [para consultar os cuidados a ter para o processo de união do tubo à cortiça deverá ver a experiência da produção da solução de amónia])


     5. Pelo orifício da cortiça verte água destilada, até ser completado um terço do volume total do matrás. (deverás ser cauteloso para não deixar escapar o enxofre)


     6. Quando o volume desejado for atingido, tapa o orifício da cortiça com um dedo e agita energicamente o matrás. (tenta dissolver o enxofre sólido depositado nas paredes do matrás)


     7. A solução obtida é uma solução de ácido sulfúrico.








   ^  kibado de um site português random sobre experiências pra fazer na feira de ciências e jogar na diretora







                         
                      Agora é só beber tudinho e dar um arrotão gostoso depois :3

Nenhum comentário:

Postar um comentário