sábado, 1 de setembro de 2012

Como fazer jacaré de miçanga

Pode ser difícil de acreditar, mas eu já trabalhei com isso. Deu mais prejuízo do que lucro, mas enfim. Aí vai uma explicação pra quem quer saber fazer.



Você vai precisar de:

- Linha de pesca. Eu acho a 0.30 a melhor, mas você que sabe. Mais grossa do que isso pode ser mais difícil de passar várias vezes por dentro de cada miçanga, se você escolher miçangas pequenas e/ou com furos pequenos, e mais fina vai arrebentar fácil e todo o trabalho vai voar na sua cara/no chão/etc. 

- Miçangas de pelo menos duas cores

- Aro pra chaveiro [desse que já vem com a correntinha, mas se não vier você pode fazer o rabo do jacaré mais comprido pra usar como corrente mesmo.


Existem dezenas de modelos por aí, e esse é o mais bonito, então vou tentar escrever um tutorial dele do jeito que sei ao invés de pegar um diagrama pronto no google imagens de algum modelo feio. Vamos aos passos:


1 - Corte um pedaço de fio de pesca de uns dois metros, no máximo. É melhor que sobre do que que falte, mesmo que você se atrapalhe com o tamanho no começo

2 - Escolha a cor das costas dele. A cor da parte de cima sempre deve ser a cor a ser colocada primeiro na linha. Digamos que você escolheu verde em cima e marrom embaixo, vamos colocar uma legenda aqui, marrom = e e verde = o, então comece assim:


oo
ee
ooo
eee
oooo
eeee
oeoeo
eeeee
oooooo
eeeeee
ooooooo
eeeeeee
oooo

Aqui chegou no pescoço dele. Essa é a ordem das primeiras filas de miçanga, você pode reparar que tem dois marrons entre os verdes, isso são os olhos dele. Ok, o que eu não expliquei ainda é como prender isso tudo. As duas primeiras você simplesmente coloca no fio de pesca que você cortou e deixa elas duas bem no meio do fio. Nas duas seguintes é onde começa o trançado mesmo. Você passa duas miçangas marrons de um dos lados do fio, então vai ficar verde-verde-marrom-marrom, em linha reta. Então a ponta do lado em que estão as verdes deve ser passada de novo por dentro das duas marrons, no sentido oposto, prendendo elas. A linha que vem de um lado da linha sai do outro e vice-versa. Espero que tenha dado pra entender. Vá fazendo isso em todas as fileiras, provavelmente nas com sete vai ficar um pouco mais complicado de segurar e passar as duas pontas da linha pelas sete miçangas, mas é só fazer com calma que dá certo. Faça essas primeiras fileiras que mostrei em cima até chegar no pescoço, e então vamos pra parte difícil: as pernas. 

3 - Aqui [se você estiver fazendo certo até agora], vai ter a cabeça com uma fileira menor no final e uma ponta da linha saindo pra cada lado. Em cada ponta, separadamente, você vai fazer o seguinte: coloque a sequência "oooeee" [lembre, o = verde, e = marrom]. A ponta da linha vai ficar depois das marrons, depois passe ela de volta por dentro das verdes, no sentido contrário, de forma que as marrons formem os três dedos da pata dele. Faça isso dos dois lados, a menos que queira um jacaré deficiente. 

4 - Mais camadas: agora o corpo:

eeee
oooo
eeeee
ooooo
eeeeee
oooooo
eeeeeee
ooooooo
eeeeee
ooooo
eeeee
ooooo
eeee
oooo

5 - Agora você faz de novo EXATAMENTE o mesmo que no passo 3, pra fazer as pernas/patas de trás. 

oooeee [vocês entenderam -ou não]


6 - E o resto do corpo:

eeee
ooo
eee
oo
ee
o
o
o
o
o
o
o
o


[sim, isso é o rabo, essa parte você pode fazer do tamanho que achar melhor]


7 - Dê um nó bem firme depois da última miçanga e prenda a corrente da argola de chaveiro nele

Se você tiver conseguido fazer tudo certo mesmo depois desse tutorial de baixo nível didático, vai ter conseguido algo mais ou menos assim:




Esse acima eu fiz o rabo de duas cores e as costas coloridas, mas o padrão de miçangas é o mesmo, só precisa mudar as cores. Acho que a foto ajuda bem a ver como são feitas as pernas, pra quem ficou com dúvida na explicação. 


Com o conhecimento adquirido na fabricação desse jacaré, você pode fazer também outros modelos na técnica francesa, como uma cobra [é só fazer o jacaré bem comprido e sem pernas, ooohh], um sapo [jacaré bem curto e sem rabo, oooohhh], ou outros animais variando padrões e cores à sua vontade. Vou postar algumas fotos dos meus pra inspirar [-q] vocês a fazerem outros modelos:


Gambá [eu usei arame fino por dentro pra deixar ele de pé, só com a linha de pesca ele ficaria espatifado igual o jacaré]


Golfinho


Tucano triste


Escorpião muito doido







Lembrando que a diferença entre a técnica francesa [essa ensinada aqui] e a técnica em raw, é que na francesa, as miçangas são dispostas em fileiras, alternando entre uma de cima e uma de baixo, que se organizaram automaticamente, ganhando forma enquanto você coloca as miçangas e passa a linha duas vezes por dentro de cada, uma ponta em cada direção, enquanto na técnica em raw, você só passa a linha pela última miçanga de cada camada, formando gomos ao invés de camadas [exemplo:



]

Esses três Snoops são feitos em raw, variando de tamanho de acordo com variações no tamanho das miçangas que eu usei. Esculturas em raw geralmente são mais bem formadas e praticamente impossíveis de serem feitas sem um modelo de referência do qual copiar, então estou ensinando só a técnica francesa aqui. Se quiserem aprender raw e mesmo modelos mais avançados na técnica francesa, tem centenas de livros e apostilas na internet explicando detalhadamente cada modelo. O único inconveniente é que praticamente todos estão em japonês e em coreano, então boa sorte pra entender alguma coisa. 









15 comentários:

  1. por favor se você puder me mandar as medidas do gambá por e-mail
    luviribe@hotmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gambá é o seguinte:

      o = preto
      e = branco

      oo
      oo
      oeo
      ooo
      aeea // a = olhos
      oooo
      oeeeo
      ooooo
      ooeoo
      ooooo
      oeeo
      oooo
      oeeeo
      ~PERNAS~ // = oooo,oooo e volta a linha pelos quatro primeiros, como no jacaré, faz isso dos dois lados, obviamente
      ooooo
      oeeeo
      ooooo
      oeeeo
      ooooo
      oeeeo
      ~PERNAS~
      oooo
      oeeo
      ooo
      oeo
      ooo
      oeo
      oeeo
      oooo
      oeeeo
      ooooo
      oeeo
      oooo
      oeeo
      oooo
      oeo


      Lembrando que pra ficar de pé ele precisa ser feito com arame OU ser colocado com arame por dentro dele depois de pronto e moldado no formato certo.

      Espero ter ajudado



      Excluir
    2. Por gentileza seria possivel mandar como se faz o golfinho, e o escorpião... marcelloferreira-hto@hotmail.com

      Excluir
  2. Olá tudo bem porque deu mais prejuiízo ? Não compravam ? espero sua resposta no meu email mcmc45.mc@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. boa noite me chamo marcia e preciso molde da gata marie e da formiga muito obrigada.meu mail é marciasena22@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. boa noite me chamo marcia e preciso molde da gata marie e da formiga muito obrigada.meu mail é marciasena22@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. oi tudo bem? eu fazia jacarezinho mais não faço mais, meu pai viu o golfinho e achou lindo voce poderia mandar por imail como se faz o golfinho?
    meu imail é sophiafranzoni@hotmail.com espero a resposta no saite ou por imail

    ResponderExcluir
  6. Seu blog está de parabéns,é um meio das pessoas fazer pra ganhar dinheiro ou para se distrair.

    ResponderExcluir
  7. oi eu presiso o pap do Snoops meu email é scheilaleila@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ola amei seu blog, gostaria que me enviasse o o grafico do escorpiao e do tucano, ficaria muito grata , cintia_nanda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. OLA PRECISAVA DESTES MOLDES TEM COM VC ME ENVIAR PELO MEU LIZETEGODOY42@GMAIL.COM GRATA DE PARABENS.

    ResponderExcluir
  10. Qual a medida ou passo a passo do escorpião 🦂

    ResponderExcluir
  11. Pode me mandar por e-mail o padrão do golfinho 🐬 amigo ?

    ResponderExcluir