quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Sobre o apocalípse Orkutiano, o Grupia, o The Old But Gold, et caetera



Como todos já devem saber, a morte do Orkut - a terra natal do Projeto Ensine Rapidamente Algo Inútil - finalmente chegou. Mas o que muitos não sabem é que, segundo da Google, ele ainda tinha quase 6 milhões de usuários ativos. Pode parecer estranho um número tão alto, mas comparado aos 1,2 bilhões de usuários do Facebook, isso não é quase nada.

Bom, e pra onde diabos vão essas 6 milhões de pessoas? Obviamente não pro Facebook, e menos ainda pro natimorto e desastroso G+. Grande parte foi pro VK, e os centenas de membros da CEDI criaram sua própria rede social exclusiva e foram pra ela. E uma parte foi pro Grupia.

Eu passei os últimos três meses testando as duas melhores opções de migração, o VK e o Grupia. O VK é uma rede social russa e a segunda mais famosa na Europa, e conta com várias opções, como playlists e pages. O layout dele é terrível e se parece com o do Facebook na época em que ninguém usava, além de não existir quote, só menções que indicam o post ao qual você está respondendo, parecido com o sistema do 4chan. Do outro lado temos o Grupia, a rede recém anunciada que promete substituir o orkut. A primeira coisa que notamos nela é que, assim como o bom e velho orkut, ela ainda está em open beta [como a Google permitiu que um dos maiores produtos que já teve passasse 6 anos em beta é algo que nunca vai entrar na minha cabeça]. A rede só estava programada pra ser lançada, já pronta, no ano que vem, mas com o apocalípse orkutiano, abriram ela pela metade pros desabrigados do orkut já poderem usar as comunidades. E pela metade significa pela metade mesmo: já lançaram as comunidades antecipadamente, mas ainda não existe perfil, página de recados ou chat. Apesar dessas limitações temporárias, o estilo é muito mais próximo do orkut, e o fórum das comunidades já conta com quotes, embed de vídeos e redimensionamento automático de imagens.

Levando em conta as funcionalidades das comunidades em detrimento de todo o resto do que torna uma rede social algo social, resolvi apostar no futuro do Grupia e migrar a comunidade original do PERAI pra lá. Ela pode ser encontrada nesse link: https://grupia.com/153.ensine-algo-inutil-_-p_e_r_a_i_

Com o fim do orkut, encontram também o fim meus álbuns de imagens aleatórias. Coleções selecionadas da era pré-memes, meu perfil no orkut contava com mais de 20 álbuns de imagens de humor em geral, que atraíam visitas de muita gente que eu não faço nem idéia de quem eram. Eu obviamente ainda tenho todas essas imagens salvas no hd, e inclusive já tinha começado um blog pra postar elas de forma mais organizada, mas como o número de pessoas que visitava ele não era muito diferente do número de pessoas que ainda comentava nos meus álbuns do orkut no último ano, ele acabou sendo abandonado. Com a morte do orkut, eu estou voltando a postar essas imagens no blog, num ritmo de uma por dia, além dos ocasionais gifs e também os vídeos que estavam na minha lista de vídeos favoritos do orkut. Vocês podem apreciar o blog aqui: http://theoldbutgold.wordpress.com/

Numa nota à parte, eu estou ciente de que vários posts, inclusive alguns com grande taxa de visualizações, estão com links quebrados. O Projeto já tem quase quatro anos, e nesse tempo, muitos tutoriais em vídeos foram removidos do youtube por motivos diversos, arruinando os posts. O processo de encontrar todos os posts com links quebrados e encontrar mirrors desses vídeos/imagens pra concertar eles é extremamente difícil e demanda muito mais tempo do que alguém que ainda não está nem na metade do TCC tem disponível atualmente, portanto o projeto depende da ajuda de vocês não só pra criar/encontrar/sugerir novo material pra ser postado, mas também pra restaurar o material que se perdeu com o tempo. Por isso, se você viu um post quebrado e sabe onde encontrar uma cópia do conteúdo que deveria estar nele mas não está devido à motivos sócio-culturais e/ou filha da putagem do youtube, mande um aviso acompanhado do link do conteúdo a ser usado como substituto ao conteúdo perdido, tanto na comunidade no Grupia quanto por comentário no blog [eu leio absolutamente todos os comentários que vocês postam, então eu vou ver suas contribuições em qualquer post que vocês comentarem], e eu arrumarei quando possível e darei os devidos créditos ao herói do dia.

O PERAI segue sem fins lucrativos e depende da participação de vocês pra seguir em frente. Nossa* motivação é ser útil ao fornecer o inútil, e esperar que cada um de vocês encontre alguma utilidade bizarra pra cada tutorial apresentado. 


* E quando eu digo nós eu quero dizer eu, porque o Horo não posta há mais de um ano e estamos sem estagiários. Quem sabe algum dia ele volte com a resposta para a grande questão da diferença fundamental entre potes e caixas.


 

Um comentário: