sábado, 25 de fevereiro de 2012

Como usar um caminhão-guindaste

Mais um estranho tutorial inútil enviado pela Ana:


Caminhões-guindaste são equipamentos complexos mas úteis que podem ser usados para levantar objetos pesados e de difícil manuseio. O caminhão-guindaste tem uma cabine com várias partes que se expandem. Cabos de aço reforçados saem da cabine, quanto mais cabos, maior o peso da carga que pode ser levantada. (Uma bola de metal pesado mantém os cabos no lugar quando o guindaste não está elevando uma carga.) Abaixo da cabine fica um grande engrenagem que permite que o caminhão-guindaste manobre 360 graus. As marchas são impulsionadas por um motor hidráulico na cabine, e são controladas pelo operador através de um pedal. Caminhões-guindaste são frequentemente utilizados na construção civil, transporte, eletricidade, mineração, perfuração de petróleo, ferrovias, equipamentos pesados e lojas de material de construção. Caminhões-guindaste podem ser personalizados, encomendados e montados com especificações diferentes que se adequem ao comprador, independente do tamanho do motor ou comprimento do guindaste.

1. Ao operar um caminhão-guindaste há probabilidade de eletrocutamento. Seus operadores devem ter muito cuidado. Uma publicação do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional, fala dessa possibilidade e discute como prevenir-se.

2. Não tema os perigos, mas esteja ciente de que ocasionalmente os caminhões são equipados com guindastes apesar de não terem sido especificamente concebidos para tal aplicação. Felizmente, a Administração da Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA) está cuidando disso e fala deste perigo no Boletim Informativo Hazard.

3. Retrancas são um componente muito importante para a estabilidade do guindaste: elas deve ser configuradas corretamente em bases sólidas. A retranca usa a hidráulica para levantar o caminhão do chão.

4. Contrapesos devem ser colocadas sob a cabine do guindaste para evitar que ele de cair para frente. O peso dos contrapesos é ajustado de acordo com uma fórmula que inclui o raio de alcance do guindaste, o peso da carga e o ângulo que o guindaste alcança. O operador do guindaste deve ser capaz de usar gráficos matemáticos para calcular os contrapesos adequados.

5. A maior parte dos guindastes possuem computadores de bordo em que o operador coloca informações para determinar se ele está operando o guindaste de acordo com as especificações do fabricante. O computador serve como mais do que um back-up do sistema mas também para alertar o condutor quando o limite da carga for superior a capacidade do guindaste-caminhão.

6. Luzes indicadoras de carga se acendem quando a capacidade máxima do guindaste se aproxima. A carga deve ser reduzida se essas luzes se acenderem.

7. Operadores de guindaste usam tanto pedais como joysticks para controlar o movimento do guindaste para esquerda e direita e para frente e trás. Os pedais controlam a parte que expande do guindaste, assim como a bomba de pressão. Os operadores também controlam a atenuação do guincho, e qualquer rotativa da cabina. Todos os comandos devem ser rotulados.

8. Não reduza a tripulação. Dois outros trabalhadores são necessários para uma execução segura - o lubrificador e o sinaleiro. O lubrificador se encarrega das peças do guindaste, enquanto o sinaleiro é, como o nome diz, o homem que faz sinais com as mãos enquanto o operador do guindaste eleva a carga.

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