quarta-feira, 13 de junho de 2012

Como anular o efeito da pimenta

Como prometido aos queridos leitores de tags estranhas, aqui está uma breve explicação de como fazer a língua parar de arder com a fúria de mil sóis depois de comer algo que aquele seu amigo filho da puta não avisou que tinha pimenta.




A primeira reação geralmente é tomar água. Mas isso não funciona. Se ela estiver desgraçadamente gelada, pode anestesiar brevemente a língua, dando a impressão de que a ardência diminuiu, mas rapidamente ela vai voltar à temperatura original e a tortura volta. Teoricamente a água ainda ajuda a espalhar mais a capsaicina [o componente ativo dessa desgraça] na boca, o que pode piorar a situação.

Então o que pode combater a capsaicina? Laticínios gordurosos, como queijos ou leite integral mesmo. Essas coisas dissolvem o elemento que causa o ardor. Diz a lenda que em 1990 a Universidade da Califórnia descobriu num estudo que o açúcar também pode ajudar a aliviar o problema. Então da próxima vez que acontecer esse tipo infeliz de emergência, não obedeça ao instinto de buscar água, e ao invés disso pegue leite e/ou açúcar.




Um comentário:

  1. Para aliviar a queimadura da pimenta passei adoçante na mão parou de arder , melhorou muito gostei.

    ResponderExcluir