sexta-feira, 20 de julho de 2012

Como converter água salgada em água doce

Sinceramente, alguém que tem um fogão, uma panela com tampa e um copo de vidro deve ter também água encanada. Mas estou postando isso mesmo assim porque coisas inúteis são a essência do projeto. E no final tem até algumas dicas úteis pra se você estiver perdido no deserto, também. Não que no Brasil tenha muitos desertos pra vocês se perderem, o que torna o post ainda mais inútil, mas, bom, essa é a idéia.

_______

Passos

1- Pegue uma panela e coloque um copo de vidro vazio dentro dela, no centro.



2 - Vagarosamente, derrame um pouco de água salgada dentro da panela. Não encha. Pare bem antes de a água atingir a boca do copo. Certifique-se de que a água salgada não pingue dentro do copo de vidro enquanto borbulha.



3 - Coloque a tampa da panela de cabeça para baixo de forma que o ponto mais alto da tampa ou lugar onde você segura esteja virado exatamente sobre o copo.



4 - Faça a água ferver lentamente. Uma ebulição violenta pode contaminar a água potável respingando no vidro.



5 - Conforme a água ferve, ela torna-se vapor. Ao entrar em contato com a superfície da tampa, esse vapor se condensa, formando gotas de água que caem exatamente dentro do copo de vidro. Como você deve saber, quando a água ferve, ela torna-se vapor puro, deixando para trás qualquer coisa que estava dissolvida nela. (Isso provavelmente vai levar 20 minutos ou mais).



6 - Espere um pouquinho antes de beber a água de dentro do copo, já que tanto a água quanto o copo estarão muito quentes.




Dicas

- Ajuda muito se você puder esfriar um pouco a tampa enquanto a água ferve, assim, a condensação acontece mais rápido. Você pode usar água salgada fresca para fazer isso ou apenas mudar a tampa quando ela ficar quente.

- Isso também pode ser feito com urina caso você esteja em um deserto e seja difícil obter água. Se não tiver uma panela, você pode simplesmente abrir um buraco na terra, urinar ali, colocar um copo/recipiente no meio e cobrir com alguma coisa (uma sacola plástica funciona). Coloque um peso pequeno no meio do que estiver servindo de tampa, a depressão na tampa causada pelo peso ajudará a direcionar a água condensada para dentro do copo/recipiente. O aquecimento natural da areia evaporará a água limpa para dentro do copo.

- Este método de evaporação e condensação da água é chamado destilação. Pode ser usado com água normal da torneira sempre que for necessária a água destilada.


Avisos

- Cuidado - a água pode transbordar.

- Tome cuidado com o que você está fazendo. Não encha a panela demais. Você não vai querer beber água salgada que respingou dentro do copo.

- Você pode até mesmo usar a luz do sol para criar água fresca desta forma, sem ter que usar o fogo. Você poderá conseguir bastante água fresca para afastar os efeitos da desidratação, porém, haverá um pouco de dificuldade em obter 2 litros dela todos os dias somente através da luz solar. Se puder produzir fogo, você poderá ferver água salgada e destilar mais água fresca dessa forma.

- Se você for sortudo(a), conseguirá encontrar na área alimentos ricos em água, como frutas cítricas, o que reduz sua necessidade por água purificada e fresca.


2 comentários: