quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Como mexer as orelhas

Boa madrugada, caros leitores de tags! Provavelmente nenhum de vocês se lembra, mas em algum post nos últimos meses eu postei aleatoriamente algo como "seria legal se humanos se expressassem pelas orelhas, pessoas tristes ficariam com as orelhas murchas e pessoas paranóicas ficariam com as orelhas sempre de pé e se movendo", ou qualquer merda do tipo, não lembro as palavras que usei, mas a idéia era essa.

Esses dias lendo instruções de leitura e interpretação de códigos aeronáuticos [porque como vocês podem notar, meus dias são muito produtivos e cheios de informação útil ao meu dia-a-dia], me deparei em "leia também" uma página do wikihow sobre como mexer as orelhas. E, cara, eu tinha que trazer isso pra vocês.

Descaradamente copiado do Wikihow, aprendam a mexer as orelhas:




Todos nós temos músculos que movem as orelhas. O senso comum é de que a habilidade de mover as orelhas é genética; algumas pessoas têm, outras não. A maioria de nós não consegue mover as orelhas de forma voluntária, mesmo tendo o gene para tal. Assim como os animais conseguem mover as orelhas, os humanos também podem, e aqui está como aprender.


Seus músculos auriculares.




Saiba o que procurar. Seus músculos auriculares são aqueles atrás das orelhas. Eles movem suas orelhas para cima e para trás quando você os flexiona. Especificamente, eles são o auricular superior e o auricular posterior. Se você não conseguir aprender a mover as orelhas, ao menos você pode impressionar seus amigos com seu conhecimento de anatomia.
Tente flexionar estes músculos. Como você nunca os usou antes, precisará tentar ensinar ao seu cérebro quais músculos são e como fazer para controlá-los.


Tente colocar um dedo logo atrás da orelha.
Olhe em um espelho ou sinta suas orelhas enquanto tenta mover seus músculos auriculares. Pode parecer estranho de início, e o movimento é bem sutil. Aprender a mover as orelhas pode ser uma questão de reconhecer algo que você já faz (sutil e involuntáriamente), e um espelho irá lhe ajudar a ver se está fazendo corretamente. Coloque um dedo no local indicado na figura e isto irá ajudar a focalizar nos músculos certos.
Você pode passar um longo tempo movendo as sobrancelhas ou abrindo e fechando a boca. Tudo bem. Várias passoas movem as orelhas sem querer quando levantam a sobrancelha. Assim como é difícil mover o dedo anular sem o mindinho ir junto, os músculos auriculares operam junto com outros músculos próximos.


Aprenda com o seu gato.
Tente fazer cara de surpreso ou interessado, com a boca aberta e as sobrancelhas levantadas. Assim como os animais levantam as orelhas quando querem ficar alertas, você pode acabar fazendo o mesmo, sem nem perceber.
Se a sua cabeça se mover, especialmente quando mover as sobrancelhas, tente fazer mais, e veja suas orelhas. Você está no caminho certo.

Tente isolar seus músculos auriculares.
Você pode ser capaz de mover as orelhas, mas não vai impressionar ninguém se tiver que mover as sobrancelhas ou parecer surpreso cada vez que o fizer. Você pode não ser capaz de mover as orelhas sem mover o couro cabeludo, mas você deve ser capaz de conseguir sem mover as sobrancelhas. Pratique mover as orelhas sem mover outras partes do rosto.


Pratique.
Mesmo após identificar seus músculos auriculares, suas orelhas não se moverão muito, especialmente no início. Você possivelmente passou sua vida toda sem usá-los, então eles estão fora de forma. Pratique regularmente, e seus movimentos de orelha ficarão mais fortes e visíveis.



Observações:

- Aproximadamente o dobro de homens conseguem mover as orelhas que mulheres.
- Tente mover uma orelha só de cada vez. Isto é mais difícil, pois requer isolar mais os músculos.
- Quando estiver treinando no espelho, veja se as suas orelhas se movem quando você sorri ou quando você aperta os dentes. Algumas vezes as orelhas de uma pessoa movem-se quando ela sorri. Pode ser um bom ponto de partida para começar a isolar estes músculos.
- Algumas pessoas podem encarar este processo como difícil ou estranho. Se não funcionar para você, não se preocupe. Mover as orelhas não é uma habilidade valiosa.
- Pratique sozinho. Você certamente vai passar um bom tempo com caras engraçadas antes de conseguir fazer direito.

Um comentário: