quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Como Cozinhar Camarão

[Um post dedicado à bruxa Ana, que sempre ajuda o Projeto com umas receitas loucas que eu algum dia ainda vou preparar pra ver se são boas mesmo]


Um camarão cozido deve ser firme e doce, e nunca empapado. Um camarão perfeitamente cozido pode ser facilmente separado da sua cauda com um leve puxão.

 

Passos

  1. Retire os camarões da geladeira cerca de 20 minutos antes de decidir cozinhá-los.
  2. Coloque bastante água numa panela grande para cobrir o camarão completamente.
  3. Deixe a água ferver em fogo alto.
  4. Acrescente o camarão à panela. O camarão deve ficar totalmente submerso.
  5. Assim que a água começar a entrar em ebulição novamente, pequenas bolhas vão começar a subir à sua superfície – em regra, depois de cerca de 1 a 2 minutos, dependendo da quantidade de água que estiver na panela. Quando isso acontecer, retire a panela do fogo.
  6. Cubra a panela e deixe o camarão submerso de 5 a 10 minutos, dependendo do seu tamanho.

Dicas

  • Camarões frescos são melhores, mas este método também funciona para camarões congelados, desde que sejam completamente descongelados antes de cozinhar.
  • Não descongele o camarão deixando-o de molho na água.
  • Se precisar descongelar o camarão rapidamente, mergulhe-o dentro de um saco fechado numa tigela grande cheia de água à temperatura ambiente, apenas o tempo suficiente para amaciá-los. Depois, leve o saco para a geladeira, até que esteja completamente descongelado.
  • Bicos de gás elétricos retêm uma quantidade significativa de calor residual, mesmo após o bico ter sido desligado. Ao seguir este método, você deve mover a panela para um bico que ainda esteja frio.

Avisos

  • Consumir mariscos crus pode fazer mal à sua saúde. Verifique se os camarões maiores não estão em carne translúcida no seu interior antes de servir.

Um comentário:

  1. Ahahahahahahaha! Por que será que esse é minha postagem favorita do blog? :P

    ResponderExcluir