quinta-feira, 7 de julho de 2011

Como usar a barra de endereços do navegador como calculadora


Abaixo, demonstrarei como você pode fazer uma conta na própria barra de endereços do navegador, sem nem precisar abrir o Google.

Mozilla Firefox

Em vez de digitar o cálculo e esperar pelo carregamento da página do Google (com o resultado), você pode utilizar um JavaScript bem simples para a resolução. Por exemplo, para calcular 20 x 15, você deve digitar: javascript:20*15. Pressione “Enter”. Veja que o resultado é exibido no corpo do navegador, como mostra a figura abaixo:


Google Chrome

No Chrome você tem duas alternativas. Primeiro, é possível montar o JavaScript, como no Firefox, no entanto com uma sintaxe um pouco diferente. Para calcular 20 x 15, é preciso digitar: javascript:alert(20*15) e pressionar “Enter”.

Veja que o resultado do cálculo é mostrado em uma janela de mensagens no navegador.


A outra maneira é um pouco mais simples. A Omnibox do Chrome permite que você obtenha os resultados dos cálculos diretamente na barra de endereços. Então, você pode simplesmente digitar 20*15. Essa forma de efetuar a tarefa é limitada a contas simples.

Agora você já sabe como pode fazer os seus cálculos sem precisar abrir a página do Google ou ter que recorrer à calculadora do Windows.

É isso o\

Nenhum comentário:

Postar um comentário