Surgiu nos EUA em convenções de quadrinhos na década de 70, quando fizeram uma promoção onde às pessoas com fantasias de Super-heróis entrariam de graça. Com o passar do tempo se espalhou por todos os tipos de convenções envolvendo series ou personagens, principalmente as de "Jornada nas estrelas"Star Trek e "Guerra nas estrelas"Star Wars. Chagou até a Comiket, famosa convenção realizada há anos no Japão aonde o termo se popularizou, se tornando mais comum em eventos relacionados cultura pop japonesa em geral.
Também se caracteriza pelo DIY (Do it yourself - faça você mesmo): o futuro cosplayer (palavra utilizada para designar a pessoa que pratica o cosplay) providencia os materiais para a confecção (alguns mandam determinadas peças a artesãos ou costureiras, ou fazem seus cosplays inteiramente em "Cosplay Stores" - lojas especializadas em confecção de cosplays, com "Cosplay Makers" nome dado aos profissionais que especializados na criação de cosplay), prepara os materiais de referência, monta a apresentação (caso haja), enfim, trabalha a interpretação, o figurino e às vezes até o cenário
Passos
- Escolhendo um cosplay:
- Aqui você encontra como fazer seu cosplay passa a passo.
- Faça uma lista dos personagens que você mais lhe interessa. Independente de conhecer a história ou não, ser homem ou mulher, ou não ter uma aparência muito parecida com você, seja de livro, quadrinhos, mangá, anime, jogo, filme, série... Simplesmente escreva os nomes.
- Agora você faça a seleção, os critérios você decide. Se ele for fisicamente parecido com você ficará mais fácil, pois você não terá que se preocupar com perucas, altura, cor... O que não te impede de fazer um personagem que seja totalmente diferente de você.
- Caso seja seu primeiro cosplay provavelmente optará pelo critério "valor", é bom que escolha um cosplay simples, para não gastar de mais até adquirir experiência na escolha dos materiais, locais ou opções de compra.
- Trabalhando no personagem:
- Escolhido o personagem, parta para a pesquisa. Muitas pessoas definem cosplay como "se fantasiar de um personagem", mas na verdade a prática vai mais além. Por isso é necessário que você conheça bem o seu personagem; isso não significa que você não possa escolher um ANTES de conhecê-lo, mas será necessário estudá-lo.
- Leia e releia os mangás ou HQ's da personagem que você escolheu, conheça seus pontos fracos, suas habilidades, procure entender suas reações e seu psicológico.
- Faça uma coleção de imagens; poses de vários ângulos, em situações diversas, os principais golpes, a forma de andar, de falar, ou algum "tique" que ele tenha.
- Decore frases de efeito, nomes de golpes ou bordões.
- Se seu personagem foi adaptado para o cinema: alugue o filme, se o mangá virou anime: acompanhe, se os quadrinhos viraram desenho animado: assista. Faça uma busca por qualquer versão do seu personagem, você não faz idéia de quanta informação você pode obter para enriquecer seu cos. Mas tenha uma coisa em mente: não misture, se você vai fazer o cosplay do filme, seja fiel ao filme, o mesmo com o mangá, por exemplo, se é a versão do mangá faça como no mangá. A busca por versões diferentes servirá apenas como referência.
- Busque outras pessoas que já tenham feito o mesmo cosplay. Vai ser difícil você escolher um que nunca tenha sido feito. Aqui serve o mesmo que foi dito sobre a busca por diferentes versões; não copie, busque referências.
Dicas
- Lembre-se de que você terá que levar tudo para uma costureira fazer e nem sempre ela conhece o anime, mas com uma boa figura (lembra do "banco de imagens" que você criou?) a costureira poderá lhe indicar qual o melhor tecido para dar aquele efeito e saberá como fazer a roupa. Mas não se esqueça de explicar detalhadamente o que você quer e fique SEMPRE por perto para tirar as eventuais dúvidas que surgirão.
- Muitas vezes, você pode até encontrar as peças de roupa necessárias para o seu cosplay dentro de casa, sem precisar gastar muita coisa.
- Outras vezes, um detalhe de um cosplay pode ser usado em outro, como um sapato, uma luva, um chapéu... ou com pequenas adaptações e reparos como mudar a cor, cortar, colar, costurar, coisas simples que você mesmo pode fazer sem precisar dos serviços de um profissional.
- Para quem está não conhece bem, é comum que o cosplay pareça uma diversão estranha... ou de gente que se veste de personagens pra fugir da realidade. Longe disso: os cosplayers não confundem realidade com fantasia e sabem onde e quando vestir seus cosplays, já que há espaço apropriado em convenções e eventos para isso. São pessoas normais que trabalham ou estudam... mas o que os diferencia é que não se deixam levar pela rotina.
- Afinal, em alguns lugares, em alguns dias, por algumas horas... eles podem se transformar e fazer com que seus heróis caminhem entre nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário