quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Como sobreviver ao ataque de um avestruz

Tutorial enviado pela Ana.


Um ataque de um avestruz é algo saído do Parque dos Dinossauros. Como aqueles velociraptors, os avestruzes são rápidos - podem chegar a 72 km/h - e têm unhas afiadas em cada pé, capazes de causar feridas profundas com um chute. Ao contrário do velociraptor fictício, o avestruz é real, chega a quase 3 m de altura e mais de 150 kg de peso. A melhor defesa é ficar a mais de 50-100 metros deles. Mas se ficar cara-a-cara com uma destas aves (e acredite, elas não são tímidas), siga estas dicas.  





1- Vá para um local seguro. Se estiver caminhando ou trabalhando próximo de avestruzes, você deve sempre saber o que há em volta e qual local é seguro. Lembre-se que não vai ser capaz de fugir do avestruz, mas se tiver uma boa dianteira pode chegar a um local seguro antes dele te pegar. Vá para um edifício, um carro, cerca alta, ou suba em uma árvore (avestruzes são aves que não voam). Na natureza, entre em uma moita de espinhos se precisar; você vai se arranhar, mas o avestruz não vai lhe perseguir.
.
2- Coloque algo entre você e o avestruz. Se não conseguir chegar a um local seguro, pegue uma vara comprida e segure-a a sua frente. Como provavelmente não vai ter tempo de encontrar algo se for atacado, o melhor é carregar o objeto com você se houver chance de ataque de avestruzes. Um galho forte com forquilha na ponta ou um ancinho são bons, pois pode segurar o lado mais largo perto do pescoço ou peito do avestruz. Uma vassoura ou gancho podem funcionar com avestruzes cativos. Um galho de uma árvore com espinhos é muito eficiente em manter o avestruz longe. O objeto deve ser forte o bastante para impedir que as pernas do animal lhe alcancem.

*Manter o avestruz longe funciona bem em situações em que o avestruz é cativo e outras pessoas (preferencialmente quatro para avestruzes grandes) possam segurar a ave pelo lado, ou melhor chegar por trás e dominá-la colocando um capuz sobre seu pescoço e dobrando-o até o chão para que não chute.
* Se sua estiver em risco e tiver uma vara resistente, um golpe seco no pescoço normalmente o quebra e mata a ave. Um golpe de machadinha no pescoço também mata o animal, mas isto deve ser usado somente como último recurso.

3- Finja de morto. Em 1918, o presidente Theodore Roosevelt escreveu na revista The Atlantic: "Se, ao ser atacado por um avestruz, o homem ficar ereto, ele está em grande perigo. Mas com o simples recurso de deitar, ele escapa do perigo." A experiência de criadores de avestruzes, naturalistas e aventureiros confirmaram esta observação. Os avestruzes chutam para frente e para baixo, e a chance de ferimento é muito menor se ficar deitado de bruços no chão e proteger cabeça e pescoço com os braços. Suas costas ainda estarão expostas, mas é muito menos arriscado que um golpe na frente. O avestruz também não consegue chutar com eficiência objetos no chão, e eventualmente vai perder o interesse se você se fingir de morto. A ave provavelmente ainda vai ficar em cima de você - isto já foi descrito como dançando sobre você por pessoas que passaram pela experiência - e pode até sentar, mas provavelmente não vai lhe partir ao meio se fizer este equivalente de enterrar a cabeça na areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário